0549

Título
EFEITO DO CLORETO DE POTÁSSIO (KCL) NO EQUILÍBRIO LÍQUIDO-VAPOR DE SISTEMAS BINÁRIOS E TERNÁRIOS PRESENTES NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Aluno: Lynnier Mayorquim - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador: Marcos Rogério Mafra - Departamento de Engenharia Química - Área de conhecimento: 30000009 - Palavras-chave: equilíbrio líquido-vapor; biodiesel; sistemas eletrolíticos - Coorientador: Heron Faggion.

Os processos de separação constituem um dos aspectos fundamentais na indústria química e o conhecimento das propriedades termodinâmicas e o estudo do equilíbrio líquido-vapor é muito útil como apoio para o projeto e simulação de operações unitárias como a destilação. Neste trabalho foi realizada a determinação de dados de equilíbrio líquido-vapor (ELV) de sistemas envolvendo água, etanol e glicerol (presentes na rota etílica de produção de biodiesel) e o efeito de eletrólitos KCl (cloreto de potássio) neste equilíbrio. Para a obtenção do dados de ELV foi utilizado um ebuliômetro de recirculação da fase vapor. Este ebuliômetro é derivado do ebuliômetro original de Othmer usado para medir dados de ELV a pressões baixas e moderadas. As composições foram determinadas empregando a técnica de densimetria (por meio de um densímetro digital) conforme metodologia desenvolvida na dissertação de mestrado "Efeito da Adição de Eletrólitos no Equilíbrio Líquido-Vapor de Sistemas Presentes na Produção de Biodiesel Via Rota Etílica" (de Heron Faggion, 2012) e empregando curvas de calibração relacionando a densidade com a composição de cada componente. No estudo do sistema água + KCl, em pressões subatmosféricas e atmosférica, foi observado que em todas as pressões analisadas o aumento da concentração de eletrólito foi responsável pela elevação do ponto de ebulição da mistura. Comparando os resultados deste trabalho com o trabalho anterior (Equilíbrio líquido-vapor de sistemas binários e ternários a baixas pressões: determinação experimental e modelagem termodinâmica / 2012026174) verificou-se que, em termos mássicos, o NaCl tem efeito maior do que o KCl no aumento do ponto de ebulição da mistura. Foi estudado ainda sistema quaternário (água + etanol + glicerol +NaCl) a fim de avaliar o efeito antisolvente do etanol. Este sistema demandou o desenvolvimento de uma metodologia analítica específica. Foi proposto o emprego da análise termogravimétrica (TGA) na quantificação do glicerol e do sal presentes na amostra e a determinação do teor de água por Karl Fischer. Neste caso, a quantidade de etanol foi obtida por balanço de massa. O sistema quaternário apresentou curvas com ponto de ebulição menor em relação ao sistema ternário pela presença de etanol e a metodologia empregada se mostrou adequada para obtenção de dados referentes a este sistema.