0543
Título
MODELAGEM DE ESTUDOS DA REMOÇÃO DO CORANTE AMARELO CREPÚSCULO PRESENTE EM EFLUENTES DE INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POR ADSORÇÃO
Aluno: Jorge Gabriel How - Jovens Talentos - CAPES - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador: Agnes de Paula Scheer - Departamento de Engenharia Química - Área de conhecimento: 30602033 - Palavras-chave: adsorção; corante; efluentes - Colaborador: Anderson Marcos Dias Canteli.
O objetivo deste trabalho é estudar a adsorção do corante amarelo crepúsculo, presente em solução aquosa sintética e em um efluente real de uma indústria de refrigerantes, em carvão ativado derivado de casca de coco, usando um sistema em lotes. O equilíbrio cinético é investigado utilizando concentrações diferentes do corante. As isotermas de adsorção e os parâmetros termodinâmicos serão avaliados em uma faixa de diferentes valores de temperatura, utilizando o efluente artificial e real. Com o estudo será possível analisar se o adsorvente foi eficiente para remover o corante amarelo crepúsculo e qual o tempo de contato necessário para que se atinja o equilíbrio de adsorção. A influência do pH também será observada no que diz respeito a afetar ou não a capacidade de adsorção, assim como a concentração e a temperatura do sistema para ambos efluentes, sintético e real. Determinar-se-á também a isoterma que melhor representa os dados do sistema em equilíbrio. Propriedades termodinâmicas como Energia Livre de Gibbs, Entalpia e Entropia serão analisadas para checar se o processo de adsorção é espontâneo, favorável, se é endotérmico ou exotérmico e se a entropia do sistema aumenta ou diminui. Corantes como o amarelo crepúsculo, que são nitrogenados e possuem uma ligação dupla entre os nitrogênios são perigosos para o meio ambiente, pois interferem na passagem de luz, causando sérios danos nos sistemas aquáticos que recebem a descarga de efluentes contendo corantes. Além disso, corantes com uma ligação azo (R-N = N-R) não sofrem degradação completa facilmente, sendo necessários alguns tratamentos para quebrá-la e, alguns corantes, especialmente os corantes azo, podem ser altamente cancerígenos. Quando concluído, este estudo poderá fornecer conhecimento suficiente para saber se o processo de adsorção do corante amarelo crepúsculo é eficiente e promissor, tendo em vista tudo que ele pode causar caso jogado de maneira inadequada e sem controle no meio ambiente.