0541

Título
CARACTERIZAÇÃO REOLÓGICA E MEDIÇÃO DE VISCOSIDADE DE ÓLEOS VEGETAIS, DERIVADOS DE ÓLEOS VEGETAIS E MISTURAS DESSES COM SOLVENTES

Aluno: Gustavo Luiz Guerios - Jovens Talentos - CAPES - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador: Marcos Lucio Corazza - Departamento de Engenharia Química - Área de conhecimento: 30600006 - Palavras-chave: reológica; viscosidade; óleos vegetais.

Energia sempre foi uma questão crucial na história humana, do fogo à pólvora, do petróleo à máquina á vapor, sendo consequência de grandes guerras e revoluções tecnológicas. Assim é incontestável a importância da pesquisa de novas fontes de energia. Com o Pró-Álcool, primeiro programa brasileiro de apoio ao desenvolvimento energias armazenadas por meio de organismos vegetais (processo de fotossíntese) em 1975, iniciou-se a pesquisa de novas fontes de energia, esse programa não obteve muito apoio internacional sendo interrompido logo em seguida. Em 2005 um novo programa foi lançado para a produção de e uso de Biodiesel, o qual, com metas mais sólidas, incrementou a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Desta forma, incentivos para pesquisas de novas tecnologias e produtos tem sido foco de diversos programas de agências privadas e governamentais. Em meio a esse contexto histórico e com vista no potencial existente no biocombustível, esse trabalho foi gerado, partindo da ideia de que é possível utilizar óleos vegetais como combustíveis em motores a diesel. O objetivo foi de caracterizar as propriedades reológicas e determinar a viscosidade de óleos vegetais e de misturas em diferentes concentrações de óleo vegetal com diesel. Fez-se uso do reômetro Brooksfield, analisando as propriedades de óleo vegetais comerciais (óleo de soja, canola, milho e girassol) e misturas de diesel e óleo de soja. Cada amostra foi submetida a diferentes rotações em diferentes temperaturas, indo de 20°C à 60°C de 10 em 10 graus, para a análise de seu comportamento. Com a variação de rotações em um intervalo de tempo pode-se determinar a natureza dos materiais, no caso todos foram considerados fluidos newtonianos, no caso da mistura de diesel e soja analisou-se a especialmente a viscosidade para determinar o ponto ótimo para se trabalhar em um motor a diesel. Em posse dos dados, utilizou-se de modelos matemáticos para comparar com a base teórica e analisou-se a viabilidade da proposta do trabalho. Na conclusão, fizeram-se recomendações para futuros trabalhos.