0537

Título
ESTUDO DE PONTO DE NÉVOA DE MISTURAS SINTÉTICAS DE BIODIESEL E DIESEL UTILIZANDO A CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL (DSC)

Aluno: Germano Brunatto Fonseca Miranda - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Química (MT) - Orientador: Marcos Rogério Mafra - Departamento de Engenharia Química - Área de conhecimento: 30000009 - Palavras-chave: ponto de névoa; equilíbrio sólido-líquido; biodiesel - Colaborador: Camilla Daniela Moura Nickel, Lilian Carla Contarti da Cruz.

O biodiesel trata-se de uma mistura de ésteres de cadeia longa produzida geralmente por meio da transesterificação de álcoois com gordura ou óleo vegetal na presença de catalisador alcalino. O principal interesse na produção do biodiesel se deve a questões ambientais com relação ao diesel derivado do petróleo. O Brasil é um país que tem demonstrado grande interesse e incentivo no uso desse combustível alternativo, incluindo na legislação (Lei 11.097/05) desde 2013 a adição mínima obrigatória de biodiesel ao diesel comercializado em proporção B5 (5% em volume). Embora o biodiesel apresente características desejáveis, o grande dilema é utilizá-lo em quantidades significativas sem que propriedades físico-químicas da mistura prejudiquem o desempenho de motores automotivos. O ponto de névoa, propriedade bastante relevante nos combustíveis, é definido como ponto em que ocorre a formação dos primeiros cristais de uma solução. Para o biodiesel esse ponto é relativamente alto (entre 0°C a 16°C) e para o diesel o fenômeno de cristalização ocorre em cerca de - 16°C, gerando uma consequência termodinâmica indesejável para misturas concentradas em biodiesel, no caso a formação de borras de cristais em temperaturas comuns de trabalho. Com o objetivo de conhecer o comportamento dessas misturas, foi proposto nesse projeto o estudo experimental do equilíbrio de fases (equilíbrio sólido-líquido) de sistemas binários formados por constituintes do biodiesel e do diesel. Neste trabalho foram selecionados ésteres saturados do biodiesel. Foi escolhido como representante do diesel do petróleo o tetradecano. As curvas de equilíbrio sólido-líquido (ESL) foram obtidas por calorimetria exploratória diferencial (DSC). De maneira sucinta, o DSC se caracteriza por analisar as transições de fase, no caso a fusão, em função da composição da mistura binária. Nesta etapa do presente trabalho foram atualizados os aspectos teórico e o atual estado da arte do tema, além da calibração do DSC. Na sequência serão construídas as curvas de ESL dos sistemas selecionados.