0486

Título
RELAÇÃO ENTRE CRESCIMENTO E FENOLOGIA DA ESPÉCIE INVASORA LIGUSTRUM LUCIDUM EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA ALUVIAL

Aluno: Eduardo Abilhoa Mattar - IC-Voluntária - Curso de Engenharia Florestal (MT) - Orientador: Christopher Thomas Blum - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal - Área de conhecimento: 20500009 - Palavras-chave: invasora; incremento; fenologia - Coorientador: Jaçanan Eloisa de Freitas - Colaborador: Thomaz Longhi Santos.

Ligustrum lucidum W. T. Aiton é uma espécie arbórea oriunda da China. Inicialmente introduzida no Brasil para arborização urbana, difundiu-se como uma espécie com notório potencial invasor por espalhar-se rapidamente em florestas nativas causando perda de biodiversidade. Neste cenário, estudos sobre sua autoecologia são necessários para subsidiar métodos de controle. O objetivo deste trabalho foi avaliar a existência de correlação entre incremento em diâmetro e comportamento fenológico da espécie. Os dados foram coletados em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista Aluvial, em Araucária, PR. O local apresenta Gleissolo háplico, com lençol freático próximo a superfície. Campanhas mensais foram realizadas para tomada de dados de 8 indivíduos de L. lucidum, de agosto de 2009 a agosto de 2013. O incremento diamétrico foi mensurado por leitura de cintas dendrométricas e os dados fenológicos registrados em campo foram analisados utilizando o índice de atividade. As variáveis ambientais são oriundas de uma estação meteorológica instalada no local. Foi utilizado o índice de Spearman ao nível de 5% de probabilidade para a correlação das variáveis. A correlação entre incremento e temperatura mínima e incremento e temperatura média foram respectivamente 0,725 e 0,665, indicando que o crescimento é fortemente vinculado às variações de temperatura. Também apresentaram correlação com temperatura, as flores em antese, frutos verdes e frutos maduros, ainda que com índices menores, entre 0,400 e 0,500. Nenhuma das variáveis fenológicas ou o incremento apresentaram correlação com precipitação, provavelmente em decorrência do solo hidromórfico. O incremento apresentou correlação significativa apenas com as fenofases flores em antese e frutos verdes, com índices baixos de respectivamente 0,403 e 0,480. No período favorável (temperaturas mais elevadas), L. lucidum parece dispor de energia suficiente tanto para crescer quanto para expressar as fenofases reprodutivas simultaneamente. Por outro lado, em outras épocas não se observou nenhuma relação entre as médias de incremento e a expressão das fenofases. Os dados observados ressaltam a grande plasticidade da espécie, o que lhe confere grande vantagem em relação a espécies nativas que podem não possuir a mesma plasticidade ecológica, demonstrando a importância de se implementar programas de controle de L. lucidum.