0484

Título
PROPRIEDADES DA MADEIRA, POLPA CELULÓSICA E DO PAPEL DE ESPÉCIE FLORESTAL. - E. GRANDIS HILL EX MAIDEN. E E. DUNNII. MAIDEN DE 6 ANOS

Aluno: Bruno Rocha Venâncio - IC-Voluntária - Curso de Engenharia Industrial Madeireira (MT) - Orientador: Umberto Klock - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal - Área de conhecimento: 50204084 - Palavras-chave: eucalyptus grandis; eucalyptus dunnii; celulose e papel - Coorientador: Alan Sulato de Andrade - Colaborador: Eliane Lopes da Silva - Guilherme Benhour Moura - Gustavo Ryoo Oliveira de Andrade Tanobe.

A produção brasileira de celulose atingiu 15,1 milhões de toneladas em 2013, sendo as madeiras do gênero Eucalyptus as principais fornecedoras de fibras curtas. As características da madeira de E. grandis plantados na região sudeste do Brasil tem sido bastante investigados, especialmente na destinação para a produção de polpa celulósica branqueada no Brasil. No entanto em outras regiões como no Rio Grande do Sul, onde cerca de 30% do total de área plantada com espécies do gênero é ocupada com E. grandis, as propriedades da madeira precisam ser melhor avaliadas, especialmente para a utilização na produção de papel. Já o E. dunnii foi recentemente introduzido no Brasil, e tem apresentado altas taxas de crescimento principalmente na região sul do país, tem despertado a atenção das empresas produtoras, especialmente por sua densidade, que pode apresentar maior rendimento no processo industrial. O presente estudo objetivou determinar as características e propriedades da polpa e do papel obtido através de processo Kraft de baixo número Kappa, de amostras de madeira de E. grandis com densidade média de 419 kg.m-3 e de E. dunnii de densidade média de 504 kg.m-3, ambas com 6 anos de idade, provenientes da região de São Gabriel - RS. As condições de cozimento foram: AA de 20%, sulfidez de 25% e fator H de 1100, realizado em duplicata. O rendimento médio bruto, número Kappa, e características do licor de cozimento foram determinados. A polpa obtida foi branqueada numa sequência D(EP)DP, para manufatura de folhas de papel branqueadas, com 4 tratamentos de refinação (0, 15, 30 e 45 minutos) para verificação do desenvolvimento de propriedades físicas ópticas e mecânicas. Foram determinadas a espessura, densidade aparente, volume aparente, alvura e opacidade, índice de tração, índice de rasgo e índice de arrebentamento de cada tratamento, de acordo com as normas técnicas da ABNT, ABTCP e TAPPI. As folhas foram confeccionadas com gramaturas de 60+ 3g.m-2. Características químicas como, lignina, extrativos totais e teor de cinzas também foram determinadas, obtendo-se os seguintes resultados médios: E. grandis lignina 26,42%, extrativos totais 2,61% e cinzas com 0,54%; E. dunnii, com teor de lignina 27,12%, extrativos totais 3,06% e cinzar 0,61%. O rendimento bruto médio da polpa de E. grandis foi de 52,0% com número Kappa de 9,6 e de 49,5% com número Kappa de 8,8 para E. dunnii. Os resultados mostram rendimento superior para E. grandis, com número Kappa ligeiramente superior, contudo o E. dunnii, mostra potencial para utilização como matéria-prima para polpa celulósica.