0483

Título
EFEITO DE PREPARAÇÃO DE SUPERFÍCIE E DO PRODUTO DE ACABAMENTO SOBRE A QUALIDADE SUPERFICIAL DE ESPÉCIES ESCHWEILERA CORIÁCEA E ESCHWEILERA ODORA

Aluno: Andressa Veri - PET - Curso de Engenharia Industrial Madeireira (MT) - Orientador: Rosilani Trianoski - Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal - Área de conhecimento: 50204041 - Palavras-chave: espécies nativas; árvores amazônicas; acabamento em árvores amazônicas.

A Floresta Amazônica abriga cerca de 2.500 espécies possuindo um elevado número de espécies tropicais, o qual reflete na maior reserva de madeira do mundo. O uso adequado e racional deste recurso pode gerar produtos de maior valor agregado e com isso, favorecer o desenvolvimento da região. Entre os diversos produtos de maior valor agregado, encontram-se os móveis, pisos, molduras, portas, painéis colados lateralmente, etc, os quais precisam de um bom acabamento superficial, para obtenção de maior valor, assim como melhoria da estética, e proteção contra as condições ambientais, biológicas e de uso. Com um acabamento satisfatório, tem-se a garantia a durabilidade e a estética do produto ao longo do tempo. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar o efeito da preparação da superfície e do produto de acabamento sobre a qualidade superficial das espécies Eschweilera coriácea e Eschweilera odora. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas amostras provenientes de árvores coletadas na região de Manaus-AM, no âmbito do projeto INCT - Madeiras da Amazônia. As amostras foram seccionadas nas dimensões de 600 x 150 x 25 mm e climatizadas a 12% para posteriormente serem submetidas ao processo de preparação de superfície. A preparação da superfície foi efetuada por meio das técnicas de usinagem e lixamento. Após a preparação da superfície, aplicaram-se produtos de acabamento de acordo com as instruções do fabricante.  A avaliação das peças que passaram pelo processo de acabamento foi realizada por meio de testes de brilho, aderência (NBR 11003), e abrasão (MARTINS, 2008). Os resultados obtidos a partir dos testes propostos foram submetidos à análise estatística por meio dos testes de homogeneidade de variância, análise de variância e comparação de médias de Tukey, a 95% de probabilidade. Por realçar as características naturais da madeira, o processo de acabamento em espécies nativas proporciona maior valor de mercado e estético. Os resultados obtidos são grande ajuda para a escolha do melhor método de aplicação para o acabamento nas espécies estudadas. E estes, serão apresentados no dia do evento.