0473
Título
ANÁLISE FINANCEIRA DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO: A INFLUÊNCIA TRIBUTÁRIA NA AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA (ALL) NO PERÍODO DE 2001 A 2007
Aluno: Millena Bronoski Gobette - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia de Produção (MT) - Orientador: Ruth Margareth Hofmann - Departamento de Engenharia de Produção - Área de conhecimento: 30800005 - Palavras-chave: análise financeira; influência tributária; américa latina logistica.
No cenário mercantil atual, onde as empresas encontram-se inseridas, mesmo dominando a área em que está inserida, são poucos os casos em que uma única empresa detém o monopólio do mercado, dessa forma, uma empresa bem sucedida é aquela que se destaca perante as outras e tem uma grande valorização diante do mercado. O desempenho financeiro de uma empresa está vinculado a um conjunto abrangente e heterogêneo de fatores. A Análise Financeira de Empresas é uma ferramenta importante para auxiliar uma organização a alcançar uma posição lucrativa no mercado, pois ela proporciona as bases para estudo de fatores internos e externos que podem afetar a empresa e, através dos indicadores fornecidos na análise, podem-se tomar medidas administrativas que influenciem na estratégia da empresa. No âmbito da análise financeira, convém que se estude a situação tributária da empresa, quais os impostos que estão ligados às atividades exercidas por ela e como eles podem afetá-la. É nesse contexto que o presente trabalho analisa a influência de tributos no desempenho da América Latina Logística (ALL), uma empresa de capital aberto que presta serviços logísticos para vários países na América Latina. A empresa desenvolve suas atividades através de ferrovias e rodovias, ofertando diferentes serviços logísticos através de quatro negócios principais: a ALL Operações Ferroviárias, Brado Logística, Ritmo Logística e Vetria Mineração. Analisando dados financeiros constantes nos relatórios disponibilizados por ela, durante os anos de 2001 a 2007, observou-se que os principais impostos pagos pela empresa são os impostos municipais (ISS cobrado mensalmente) e estaduais (ICMS cobrado mensalmente), relacionados ao transporte, e os impostos cobrados pelo governo, como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). A partir da análise de indicadores tributários, observa-se que o pagamento indevido desses impostos pode ter um grande impacto dentro da organização, desde pequenos prejuízos financeiros até a falência propriamente dita.