0465
Título
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O USO DA SIMULAÇÃO DISCRETA DE EVENTOS NO PLANEJAMENTO E CONTROLE BASEADO NO RITMO DA PRODUÇÃO
Aluno: Fábio Lutgens de Souza - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Engenharia de Produção (MT) - Orientador: Ricardo Mendes Junior - Departamento de Engenharia de Produção - Área de conhecimento: 30802016 - Palavras-chave: simulação; arena; processos estocásticos - Colaborador: Ricardo Mendes Junior, Marlon Garrido, Campestrini Tecnologia.
O trabalho tem por objetivo apresentar a simulação realizada para dois processos produtivos de uma obra de construção civil e validá-la. O estudo foi realizado num empreendimento de habitação multifamiliar de interesse social, financiada com recursos do programa da Caixa Econômica Federal, Minha Casa Minha Vida, localizada na cidade de Araucária, Paraná. Foi feita uma abordagem sobre como são executados os processos de execução da alvenaria estrutural e lançamento e concretagem de pré-lajes. A simulação destes processos tem por objetivo analisar o uso dos recursos do canteiro - máquinas e pessoas, e a influência da logística dos materiais alocados pela obra. Em relação aos equipamentos, foi realizado um estudo sobre o tempo de processamento de duas máquinas usadas para o transporte de blocos (manipuladora telescópica) e lajes pré-moldadas (caminhão munk tipo guindaste) com o objetivo de obter a maior eficiência com as mesmas na construção do empreendimento. Neste estudo foi usado o software Arena 14® que faz uso da simulação do fluxo de entidades discretas pelo sistema produtivo, utilizando modelos matemáticos embasados em análises estatísticas como Teoria das Filas e Método de Monte Carlo. A simulação computacional de eventos discretos tem por objetivo identificar os tempos de ocorrência de eventos em sistemas mais complexos, permitindo, por exemplo, identificar gargalos em sistemas de produção. É importante lembrar a relevância da validação do sistema a partir de dados determinísticos. Pôde-se simular o modelo e conferir se os resultados esperados por meio de cálculos matemáticos estavam de acordo com os resultados da simulação. Um dos objetivos do estudo é fazer uma comparação entre o melhor arranjo possível do sistema produtivo com o arranjo utilizado na prática na construção. A implantação de soluções mais eficientes obtidas com o uso da simulação sofre várias barreiras, devido ao ambiente no mercado da construção civil, que sofre com constantes alterações de equipe de trabalho, variabilidade e incertezas no fornecimento e dependência de fatores externos.