0462

Título
ANALISANDO OS IMPACTOS DOS INVESTIMENTOS EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO DESEMPENHO FINANCEIRO DA NATURA (2003 A 2013)

Aluno: Damaris Pereira - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia de Produção (MT) - Orientador: Ruth Margareth Hofmann - Departamento de Engenharia de Produção - Área de conhecimento: 30800005 - Palavras-chave: análise financeira; pesquisa, desenvolvimento e inovação; engenharia de produção.

Com o acelerado aperfeiçoamento das técnicas e dos produtos, torna-se cada vez mais difícil para as empresas manterem-se competitivas no mercado mundial. Por este motivo, é necessário que incessantemente elas busquem maneiras de destacarem-se, e uma das estratégias é o investimento na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O objetivo desses investimentos é gerar inovação, principalmente por meio da criação de novos produtos, processos e serviços, suprindo a demanda de um determinado segmento do mercado. Sendo assim, grandes aplicações de capital são feitas a fim de gerar um bom retorno financeiro. Portanto, é fundamental avaliar o quão eficientes foram esses investimentos, bem como as consequências que eles trouxeram às empresas, englobando vários elementos da Análise Financeira de Empresas (AFE) que nos possibilitem mensurar os frutos desses investimentos. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi efetuar uma análise minuciosa do histórico de investimentos que a Natura Cosméticos realizou no período de 2003 a 2013, pretendendo-se, principalmente, identificar as mudanças que ocorreram nas finanças da organização, analisando o desempenho da empresa em termos de rentabilidade, lucratividade, liquidez, dentre outros indicadores. As análises foram feitas a partir dos relatórios anuais destinados aos investidores, divulgados pela empresa em seu site. Analisando dados cujo detalhamento é anual, pôde-se identificar movimentos importantes no que diz respeito ao crescimento ou declínio da companhia, num período de dez anos. Além disso, para uma análise mais consistente, procuramos comparar as informações divulgadas nos relatórios com índices macroeconômicos e fatos importantes do país como um todo, utilizando-se, para tanto, dados como a evolução do Produto Interno Bruto e Índices de Emprego, entre outros. Com isso, têm-se indícios de que investimentos em PD&I potencializam o crescimento de empresas que adotam essa alternativa como estratégia competitiva, visto que a introdução de novos produtos e serviços podem atrair e fidelizar clientes, além do fato de que novos processos podem aprimorar a qualidade do produto final, diminuir custos e tempo de produção.