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Título
ANÁLISE FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DO SETOR DE CONSUMO: O CASO DA ALPARGATAS S.A.

Aluno: Camila Raiana Sam Cogo - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia de Produção (MT) - Orientador: Ruth Margareth Hofmann - Departamento de Engenharia de Produção - Área de conhecimento: 30800005 - Palavras-chave: análise; financeira; alpargatas.

A análise financeira em empresas é primordial para uma vida bem sucedida da organização. Consiste na avaliação de dados contábeis e de diversos fatores internos, que também são essenciais para a obtenção de diagnósticos de em quais circunstâncias momentâneas se encontra a organização, e prognósticos de em quais possível e provavelmente ela se encontrará no futuro. A análise permite que os gestores empresariais tenham ciência de onde estão ou não sendo bem sucedidos nas questões estratégicas de sua empresa, proporcionando-lhes comparações com outras organizações, ou com a própria empresa em períodos diferentes. Em empresas no setor de consumo, a comparação com as concorrentes é utilizada quando a organização almeja a posição de liderança no mercado. Em organizações de capital aberto, a análise financeira se torna ferramenta para investidores no momento de escolher em quê investir. Um fator muito importante para ser levado em conta na análise financeira de uma empresa é a carteira de clientes da mesma. Esta pode representar riscos e oportunidades para a organização. Uma prestadora de serviços, por exemplo, muitas vezes é exposta a riscos quando com uma baixa quantidade de clientes, no entanto, tem mais facilidade em conhecer o perfil e relacionar-se com os mesmos. Já em uma empresa de produtos pode acontecer o inverso, quando ela possui uma maior estabilidade pela sua grande quantidade de clientes, mas precisa dispor de um esforço maior para conhecê-los. Neste trabalho, foi analisada financeiramente a empresa do setor de consumo Alpargatas S.A. focando na sua carteira de clientes, buscando e analisando informações financeiras, geográficas e até mesmo culturais que compõem o perfil dos mesmos, objetivando identificar os impactos causados por eles no desempenho financeiro da empresa. A metodologia empregada compõem-se com a familiarização com o conteúdo de contabilidade, economia, administração e os demais de tradicional utilização no que se refere à análise financeira de empresas, a coleta de dados e posteriormente a análise dos resultados obtidos.