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Título
INVENTÁRIO DA EMISSÃO DO MATERIAL GASOSO PROVENIENTE DE DIESEL E BIODIESEL BRASILEIRO COMO UMAFERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL- MATERIAL PARTICULADO

Aluno: Tainara Daniel - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Engenharia Ambiental (MT) - Orientador: Ana Flavia Locateli Godoi - Departamento de Engenharia Ambiental - Área de conhecimento: 30704049 - Palavras-chave: biodiesel; diesel; emissões.

O uso intensivo do homem sobre o planeta terra está chegando a um ponto emque o planeta logo entrará em colapso, seja pela poluição emitida ou peloesgotamento dos recursos naturais. Visando combater esses problemas, surgemdiversos acordos internacionais e políticas governamentais buscando o uso detecnologias mais limpas e renováveis.Destacam-se dentre estas iniciativas os programas relacionados a emissõesveiculares, já que estas representam em torno de 60% da poluição atmosférica emitidaanualmente, podendo chegar a 90% nos centros urbanos. No Brasil surgiram novasleis, como o Proconve, que atualmente se encontra na fase 7, limitando quantitativamente a emissão de alguns poluentes e também o Programa Nacional deProdução e Uso de Biodiesel (PNPB).Apesar de ser oriundo de uma fonte renovável, ainda faltam estudos avaliandoo impacto do biodiesel como combustível, principalmente nas emissões e efeito sobreo funcionamento do motor, inclusive nos sistemas de pós tratamento. Neste contexto,é de grande utilidade analisar o nível de desordem molecular do carbono, pois épossível avaliar como isso afeta os sistemas de pós tratamento dos motores e realizaruma análise toxicológica deste sobre a saúde humana.Para isto, no presente estudo foram analisadas emissões de diesel S10, B20 eB100, com e sem sistema de pós tratamento SRC. Para coleta das amostras foiutilizado um amostrador dicotômico May Impactor, conectado a um motor que atendeas especificações EURO V mantido em marcha lenta por um curto período de tempo.As análises foram realizadas com um espectrômetro HORIBA (Jobin Yvon) -LabRAM-HR. Os picos do carbono foram deconvoluídos em um pico gaussiano,centrado em 1340 cm-1 e um lorentziano em 1587 cm -1desordem molecular foi calculado o valor da área da banda gaussiana sobre alorentziana(ID/IG).Concluiu-se que o biodiesel apresenta maior reatividade do que o diesel, sendoo ideal para máxima reatividade uma mistura com cerca de 20-30% de biodiesel e queo uso de sistemas de pós tratamento aumenta a desordem molecular do carbono para todos os tipos de combustíveis.