0453

Título
AVALIAÇÃO DO MATERIAL PARTICULADO FINO (MP2,5) E SEUS IMPACTOS À SAÚDE HUMANA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA E LONDRINA

Aluno: Flavia Crozeta - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Ambiental (MT) - Orientador: Ricardo Henrique Moreton Godoi - Departamento de Engenharia Ambiental - Área de conhecimento: 10604073 - Palavras-chave: material particulado; saúde; cana-de-açucar - Colaborador: Ana Flavia Locateli Godoi, Admir Creso Targino.

O Material Particulado (MP) tem sido considerado como um dos principais poluentes atmosféricos e muitos estudos têm relatado a associação do MP a efeitosadversos na saúde, como doenças respiratórias. O Material Particulado Fino (MP2,5), partículas de tamanho aerodinâmico menor que 2,5m, pode chegar a se depositar nos alvéolos pulmonares, e por isso tem sido associado a problemas cardiopulmonares, além disso estudos tem demonstrado que metais presentes no MP2,5 são particularmente tóxicos. A partir desta realidade, objetivou-se avaliar a contribuição da queima da biomassa como fonte do MP para contextualizar o panorama ambiental-toxicológico da poluição atmosférica na cidade de Londrina - PR. Para isso foram amostrados o MP em filtros de quartzo de 47mm de diâmetro com uma vazão de 3L/min utilizando o amostrador de baixo volume modelo MICROVOL 1100, localizado no campus da UTFPR/Londrina. As amostragens foram divididas em duas campanhas, sendo a primeira de fevereiro a março de 2013, período correspondente a época chuvosa no sul e sudeste do Brasil, sendo esse período considerado limpo, para caracterização do MP, já a segunda campanha ocorreu de agosto a setembro de 2013, que além de corresponder a época seca e fria, é também o período correspondente a queima da cana-de-açúcar. Essas amostras estão sendo submetidas a medidas gravimétricas em balança analítica de alta precisão, quantificação de carbono negro pelo método de refletância e composição elementar por fluorescência de raios X. A partir dos dados de fluorescência de raios X é possível calcular o Fator de Enriquecimento (FE), que indica se um dado elemento possui fonte natural ou antropogênica. Pelos resultados obtidos a partir da gravimetria podemos esperar que o período em que se encontra maiores concentrações de carbono negro e outros elementos é realmente o período da segunda amostragem que corresponde a época da queima da cana-de-açúcar. As amostras seguem sendo analisadas para obtenção dos outros resultados esperados.