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Título
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Aluno: Tessy Nnonyelum Miozzo Ezeagu - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador: Aida Maris Peres - Departamento de Enfermagem - Área de conhecimento: 40400000 - Palavras-chave: educação em enfermagem; educação baseada em competências; pesquisa em administração de enfermagem - Colaborador: Pollyanna Bahls, Alyni Cristiny Dobkowski.
O mapeamento de competências para a formação gerencial do enfermeiro surge como ferramenta para subsidiar mudanças durante a graduação, pois existe a necessidade de diminuir as lacunas entre o que é ensinado e apreendido pelos discentes. Esta pesquisa objetivou mapear as competências gerenciais necessárias para a formação do enfermeiro. Estudo qualiquantitativo, realizado em três universidades de Curitiba-PR, com amostra composta por 258 discentes matriculados regularmente nas instituições de estudo a partir do segundo ano do curso de Enfermagem. Respeitou-se um grau de confiança de 93%, e uma margem de erro de 0,7% no cálculo amostral. Para o mapeamento de competências, utilizou-se o referencial metodológico de Brandão (2012), pelos seguintes passos: identificação de competências gerenciais necessárias à formação do enfermeiro por meio de pesquisa documental, em 2014, em que as fontes foram as ementas das disciplinas de administração em enfermagem dos projetos pedagógicos das instituições e as Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em enfermagem; coleta de dados por questionários com discentes em 2012 e 2013, que apontaram os conhecimentos, habilidades e atitudes gerenciais apreendidos durante a formação; identificação dos gaps (lacunas) entre o encontrado na pesquisa documental e as competências adquiridas conforme respostas nos questionários. Nos resultados, destacaram-se as competências gerais do enfermeiro e específicas para sua atuação gerencial relacionadas pelos discentes: Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Tomada de decisão, Resolução de conflitos, Processo de mudança, Sistema de Informação, Planejamento em Saúde/Enfermagem, Educação Continuada/ Permanente, Recursos Humanos/ Físicos e Materiais, Auditoria e Supervisão. Estas competências foram mais abordadas teoricamente e relacionadas aos conhecimentos adquiridos. Apenas a competência específica Administração do Tempo foi citada pelos discentes como aprendida com abordagem mais prática do que teórica ou em estágio curricular. Quanto aos componentes das competências classificados em CHA (conhecimento, habilidade e atitude), a maioria relativa dos discentes considerou ter atitude para atuar como enfermeiro na dimensão gerencial. Neste sentido, apontam-se discrepâncias entre as propostas documentais das disciplinas e os conteúdos aprendidos. A identificação das lacunas durante este mapeamento permite realizar um planejamento para suprir as necessidades relacionadas à formação de competências durante a graduação nas três universidades.