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Título
O AMBIENTE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM
Aluno: Suelen da Silva Ribeiro - PIBIC/CNPq - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador: Carmen Elizabeth Kalinowski - Departamento de Enfermagem - Área de conhecimento: 40400000 - Palavras-chave: enfermagem; educação em enfermagem; ambiente virtual - Colaborador: Aline de Paula; Reinaldo Miguel Dolny Massoquetti.
Compreendemos a facilidade que o jovem tem no manuseio das tecnologias de informação e comunicação, que podem ser incorporados como um veículo facilitador no processo de ensino-aprendizagem e aproximam o docente do discente. Esta pesquisa quali-quantitativa teve como o objetivo refletir sobre a veiculação de informação no Facebook® sobre o tema: mercado de trabalho e salário do enfermeiro. Optou-se utilizar à rede social Facebook® porque permite a criação de 'grupos', anexar hiperlinks, vídeos, arquivos, planilhas entre outros recursos que possam provocar um debate de forma privada. Foi criado um grupo e adotou-se a figura do moderador para facilitar e estimular o debate. Este aconteceu a partir do dia 01 ate 15 de abril de 2014, com cinco alunos do 1° período do Curso de Enfermagem, que assinaram a TCLE e estavam cursando a disciplina de Enfermagem como Profissão. Na primeira semana, o tema de discussão versava sobre 'Diferentes pisos salariais na profissão de enfermagem dentre os estados brasileiros', foi anexado um hiperlink como material de apoio sobre assunto e verificou-se que apenas três alunos participaram ativamente no debate. Na segunda semana a noticia debatida foi 'Quais as suas perspectivas sobre mercado de trabalho com uma possível privatização do sistema público de saúde?' e novamente foi anexado um hiperlink como material de apoio para a discussão, podemos observar que todos os participantes leram a notícia, mas não houve discussão. Conclusão: apesar dos alunos terem acesso a internet e já usarem a rede social escolhida para o lazer, não conseguiram produzir um debate critico e reflexivo. O tema não foi facilitador para uma participação mais efetiva, já que a falta de conhecimento prévio os deixou inibidos, o que prejudicou o debate. Uma sugestão para continuidade, é que o método utilizado teria melhor desempenho se fosse aplicado com alunos de períodos mais avançados.