0417
Título
AVALIAÇÃO DA PREVALENCIA DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO USO DE DISPOSITIVOS INTRAVENOSOS PERIFÉRICOS EM PACIENTES PEDIÁTRICOS
Aluno: Elessandra Souza Bitencourt - IC-Voluntária - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador: Jorge Vinícius Cestari Félix - Departamento de Enfermagem - Área de conhecimento: 40000001 - Palavras-chave: terapia intravenosa; complicações; prevalência de complicações - Colaborador: Camila Nunes Leal.
Segundo a Infusion Nurses Society (INS), em 90% dos pacientes hospitalizados é necessária a administração de material terapêutico ou diagnóstico por meio da terapia intravenosa (TIV). A inserção de um cateter venoso rompe a barreira da pele expondo o paciente a riscos químicos e biológicos. Dentre as atribuições da equipe de enfermagem está a inserção, manutenção e retirada do acesso venoso periférico. Desta forma, está responsável por todos os seus cuidados e uso, assim como a detecção e tratamento de complicações relacionadas a TIV. Objetivamos com este trabalho a análise da prevalência de complicações relacionadas ao uso de dispositivos intravenosos periféricos em pacientes periféricos por meio de avaliação de ficha de notificação já existente na Unidade de Pediatria e por meio da avaliação do conhecimento da equipe sobre as complicações relacionadas a TIV e quais suas condutas diante deste evento adverso. Esta avaliação dar-se-á por meio da aplicação de um instrumento semiestruturado após analise e aprovação do Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.