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Título
AULAS PRÁTICAS OU ESTÁGIO SUPERVISIONADO? AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZADO EM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Aluno: Ana Carla Lemos Hipolito - PIBIC-AF/CNPq - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador: Aida Maris Peres - Departamento de Enfermagem - Área de conhecimento: 40400000 - Palavras-chave: educação em enfermagem; aprendizagem baseada na experiência; gerência - Colaborador: Jessika R. Rocha, Cristiano Caveião.

O referencial de competências foi escolhido como sustentação teórica às discussões sobre a formação gerencial do enfermeiro. Objetivou-se avaliar o papel das aulas práticas e do estágio supervisionado no processo de aprendizado em administração em enfermagem. Pesquisa exploratória, desenvolveu-se a partir dos resultados da coleta de dados realizada em projeto anterior nos anos de 2012 e 2013, com aplicação de questionários em três universidades de Curitiba-PR. A amostra com 258 discentes, respeitou os critérios de inclusão: estar matriculado regularmente no curso de enfermagem e cursar o 2º, 3º, 4º ou 5º ano do curso. O cálculo amostral partiu de uma população de 359 discentes, com grau de confiança de 0,7% e margem de erro de 93%. Dos resultados, 42,63% (N=110) iniciaram ou já passaram por disciplinas com conteúdos de administração. As principais expectativas dos que não iniciaram estas disciplina eram gerenciar/administrar equipe/setor/hospital/cuidado/recursos 59,45% (N=88), liderar 10,13% (N=15) e adquirir conhecimento 10,81% (N=16). Os que passaram pela disciplina assinalaram que era preciso para saber/agir sobre a gerência do cuidado, gerência da equipe de enfermagem, gerência da equipe multidisciplinar/de saúde ou outra forma de atuação gerencial e suas respostas foram categorizadas em três classes de conteúdos: ferramentas/instrumentos gerenciais, gestão de pessoas e outros. Sobre as aulas práticas e estágios curriculares, os discentes evidenciaram as oportunidades: relacionar-se com conteúdos voltados à gerência; identificar os principais enfoques sobre gerência durante a graduação; locais com situações relacionadas à gerência; ações gerenciais e frequência da realização destas atividades em qualquer disciplina; e, especificamente das disciplinas de administração ou gerenciamento. Dos discentes que iniciaram o contato ou já passaram pela disciplina, sobre seu preparo para atuar na dimensão gerencial quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes, (N=72) sentiam-se prontos para atuar em relação ao conhecimento, (N=56) para habilidades e (N=80) para atitudes. As aulas práticas enfocam a realização de técnicas, com risco de que os discentes passem parte do curso observando e executando com visão micro, a prática assistencial, deixando de relacionar-se com questões macro como as políticas institucionais. No entanto, os estágios experienciados pelos estudantes de enfermagem permitiram desempenhar e amadurecer o seu papel profissional, ao aliar conhecimento teórico com as circunstâncias vivenciadas.