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Título
O AMBIENTE VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO EM ENFERMAGEM

Aluno: Aline de Paula - IC-Voluntária - Curso de Enfermagem (MT) - Orientador: Carmen Elizabeth Kalinowski - Departamento de Enfermagem - Área de conhecimento: 40400000 - Palavras-chave: ambiente virtual; educação em enfermagem; enfermagem - Colaborador: Suelen da Silva Ribeiro, Reinaldo Miguel Dolny Massoquetti.

Acredita-se que as ferramentas das tecnologias de informação e comunicação podem tornar-se veículo facilitador no processo ensino aprendizagem, seja pelo acesso e o domínio que os jovens têm das mesmas ou pela disseminação do uso das redes sociais entre eles, este estudo procurou refletir sobre a veiculação de informação na rede social Facebook ® relacionado no tema áreas de atuação do enfermeiro, com os acadêmicos ingressantes no Curso de Enfermagem, cursando a disciplina Enfermagem como Profissão. Foi escolhida esta rede social, por permitir a criação de 'grupos', anexar hiperlinks, vídeos, arquivos, entre outros recursos, entendidos como motivacionais para a participação ou estimular a comunicação reflexiva. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, por permitir o levantamento numérico da participação, bem como possibilita a análise dos comentários por meio de um grupo criado com a temática: Áreas de atuação do Enfermeiro e, para facilitar e estimular o debate adotou-se a figura do moderador, que contou com a participação de 11 alunos no período de 01 a 15 de abril de 2014. Na primeira semana, o tema de discussão versava sobre 'Enfermagem Offshore' e, na segunda sobre 'Casa de serviços especializados em Enfermagem', sendo que em ambas as postagens, foram anexados hiperlinks como material de apoio. Nas duas publicações foi observada que aproximadamente 90% dos participantes acessaram o espaço e o material, destaca-se que houveram três publicações feitas por dois participantes, sendo uma na primeira e duas na segunda semana, mas não houve por parte dos participantes o acréscimo de algum outro recurso. Os resultados apontam que os alunos entraram no grupo e viram o material disponibilizado bem como os comentários postados pelos demais, assim demonstra acesso e domínio do uso da tecnologia, mas também indicam o baixo número de curtidas o que pode ser analisado que por serem alunos do primeiro período, em fase de adaptação na universidade e amadurecimento quanto às responsabilidades das atividades na instituição. Sugere-se que a ferramenta utilizada teria melhor desempenho se fosse aplicado com alunos de períodos mais avançados do curso.