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Título
A PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO FUTEBOL NO BRASIL: DETECÇÃO, SELEÇÃO E PROMOÇÃO DE TALENTOS
Aluno: Thaynara do Prado Szeremeta - PIBIC/CNPq - Curso de Educação Física (Bacharelado) (MT) - Orientador: Fernando Renato Cavichiolli - Departamento de Educação Física - Área de conhecimento: 40900002 - Palavras-chave: talento; futebol; detecção, seleção, promoção.
A detecção, seleção e promoção de talentos esportivos se constitui como um processo de grande relevância tanto no âmbito bio-psico-social, bem como no âmbito econômico, visto o impacto que a identificação de atletas de alto nível traz a sociedade. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão literária acerca da temática: detecção, seleção e promoção de talentos no futebol de campo no Brasil. Para tanto foi adotado o método proposto por Bardin (1977): análise de conteúdo, composto de três fases principais (pré-análise, exploração do material e tratamento de dados), tendo como corpus as teses e dissertações encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes de 1987 a 2012, totalizando oito trabalhos. Para auxiliar na análise foi utilizado os conceitos de habitus e capital proposto pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Os resultados indicam que na detecção, há prevalência do empirismo em que se utiliza como principal critério a característica técnica. Já quanto a seleção, a literatura se apresenta mais escassa, que aponta como único critério a idade biológica. Quanto as formas de promoção, pode se citar o treinamento e o contato da base com os profissionais, além da ênfase na importância da infraestrutura do clube e alta capacitação dos profissionais atuantes. O processo é visto sobre um duplo viés: a lógica mercadológica e a lógica humano-holistica. Há indícios de prevalência da lógica mercadológica, em que a valorização se dá, essencialmente, pelos capitais futebolísticos, que, por sua vez, apresenta uma difícil reconversão em outros capitais. Os agentes envolvidos reconhecem a importância da formação qualificada de futuros jogadores, porém mudar os métodos já estabelecidos demandaria não só capital financeiro bem como a incorporação de um novo habitus.