0303
Título
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE INSTRUÇÕES DE USO EM BULAS DE MEDICAMENTOS ELETRÔNICAS: ESTUDO PARA DESIGN DE SPPAS CENTRADO NOS USUÁRIOS
Aluno: Rafaella Raboni Sabatke - PIBIC/CNPq - Curso de Design- Habilitação em Design Gráfico (M) - Orientador: Carla Galvão Spinillo - Departamento de Design - Área de conhecimento: 61200000 - Palavras-chave: design da informação; sequências pictóricas de procedimentos; bulas eletrônicas.
Para que um tratamento com fármacos seja eficiente, é importante que o paciente/usuário tenha acesso à informação. Desta forma, ele pode realizar seu tratamento com segurança, ciente da forma correta de uso do medicamento, suas contraindicações, sua composição em casos de sensibilidade aos componentes, etc. A bula é o principal documento instrucional nesse sentido e atualmente ela vem sendo disponibilizada também de forma eletrônica. Neste ponto, percebe-se que as possibilidades do meio digital não têm sido aproveitadas nestes materiais, que costumam ser reproduções das cópias impressas e negligenciam recursos, como animação e interação, como meio de aprimorar a comunicação com usuários/pacientes. Este subprojeto busca estudar o assunto para propor requisitos e indicar boas práticas no uso de sequência pictóricas de procedimentos animadas - SPPA, como parte do Projeto Sequências Pictóricas de Procedimentos Animadas - SPPAs sobre uso de medicamentos: um estudo para bula de medicamentos eletrônica. Esta apresentação, referente aos meses 1 à 6 (julho de 2013 à janeiro de 2014), descreve as atividades realizadas no estudo bibliográfico e no estudo da representação gráfica das informações sobre o uso de medicamentos para e-bula através de SPPAs. Foram lidos 25 itens, entre artigos e dissertações, no estudo biliográfico abordando animação instrucional e estudos sobre o aprendizado ambientes multimídia com explicações sobre cognição. Foram analisadas 30 SPPAs disponíveis na internet como similares indiretos. Constatou-se que as principais tendências da amostra são a representação do objeto e do agente nas etapas procedimentais; a apresentação de menu horizontal único fora da imagem com elementos pictóricos e controle de áudio; técnica aparente da maioria das animações é 3D com planos próximos e closes; e estilo da imagem como desenho.