0297

Título
EFICIÊNCIA DE ADIÇÕES MINERAIS PARA USO EM MATERIAIS CIMENTÍCIOS - EFEITO DE MITIGAÇÃO DA REAÇÃO ÁLCALI-SÍLICA PROVOCADO POR ADIÇÕES POZOLÂNICA

Aluno: Mauro Vítor Greco Tavora - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Marcelo Henrique Farias de Medeiros - Departamento de Construção Civil - Área de conhecimento: 30100003 - Palavras-chave: reação álcali-agregado; pozolana; concreto - Colaborador: Cleberson dos Santos Adorno.

A reação álcali-sílica é um processo de degradação relevante na tecnologia do concreto devido ao seu potencial de afetar a funcionalidade das estruturas por ela atingidas. Este tipo de mecanismo de degradação do concreto ocorre com frequência em obras que estejam em contato constante com a água. Os danos gerados pela expansão e posterior fissuração do concreto são muito elevados e, de modo geral, progressivo ao longo do tempo. O concreto com a ocorrência da reação álcali-agregado exibe em sua superfície um mapa de fissuras, que permite a entrada de mais umidade, acelerando ainda mais as reações. Seguindo este contexto, este trabalho tem por objetivo investigar o grau de mitigação proporcionado por adições minerais em compósitos cimentícios submetidos ao ensaio preconizado na ABNT NBR 15577-4:2008 - Determinação da expansão em barras de argamassa pelo método acelerado. A metodologia usada envolveu a confecção de corpos de prova de argamassa com as seguintes adições: fíler calcário, metacaulim, sílica ativa e cinza de casca de arroz. Entre as adições minerais empregadas existem representantes que são reconhecidamente pozolânicos e outros que são inertes. Este critério foi tomado para investigar se o efeito fíler também pode ser um parâmetro mitigador da reação álcali-sílica. Foram produzidos corpos de prova (25 mm x 25 mm x 285 mm) com o cimento Portland CP V ARI e agregados encontrados na região de Curitiba. A relação água/aglomerante utilizada foi de 0,47. Para as adições minerais empregou-se um teor de substituição do cimento de 10% e, também foram confeccionados corpos de prova de referência, ou seja, com 100% de cimento CP V ARI. Foram ensaiados seis corpos de prova para cada caso, totalizando 30 barras de ensaio. Os resultados indicam que as adições minerais colaboram para a redução da expansão por álcali-sílica, sendo uma importante ferramenta para a especificação de componente da dosagem de concretos que necessitem ser executados com agregados reativos a álcalis.