0291

Título
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADND EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES: SUSTENTABILIDADE E DESEMPENHO TÉRMICO DE INOVAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aluno: Henrique Carvalho de Souza - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Sérgio Scheer - Departamento de Construção Civil - Área de conhecimento: 10000003 - Palavras-chave: sustentabilidade; desempenho térmico; inovações - Coorientador: Helena Fernanda Graf.

Novos sistemas construtivos, tecnologias arquitetônicas e materiais são desenvolvidos ano após ano na construção civil, a fim de atender às necessidades de cada situação particular que surge e possibilitar a melhoria dos existentes. Entretanto, no Brasil, há certa dificuldade para emprego dessas novidades, pois, a maneira tradicional de se construir está fortemente consolidada, bem como, o conhecimento e experiência por parte dos profissionais da construção civil. Em contrapartida, o crescente interesse por eficiência energética, sustentabilidade e conforto ambiental no desenvolvimento de projetos e especificações de edificações tem impulsionado, na pesquisa acadêmica e no mercado da construção, o surgimento de novas ideias. Parte do receio de consumidores e especificadores é dado pela falta de critério no uso de termos, considerados atrativos, no mercado da construção civil, como “sustentável”, “ecológico” e “térmico”. Dessa forma, sistemas, tecnologias e materiais precisam ser devidamente avaliados para garantir a confiabilidade técnica e valores que mensurem a sustentabilidade e/ou o desempenho térmico apresentados. Como ambos são termos relativos, dependentes de clima, maneira de realização, transporte, dentre outros fatores, existe a necessidade de se basear em experimentos e testes já realizados, para poder igualmente compará-los em diversas condições. Existem algumas inovações que se destacam e chamam a atenção de consumidores, ao se tratar de eficiência energética e térmica, tais como a tinta com microesferas para isolamento térmico, a tinta de alga para isolamento térmico, os sistemas de manta isolante, de concreto PVC e de fachadas ventiladas. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de um estudo exploratório em busca de inovações existentes para avaliação e comparação com as técnicas tradicionais. Para melhor avaliá-las, foram contatados os fabricantes a fim de obter a maior quantidade possível de dados. Foram analisados e estudados diversos pontos dos mesmos, tais como as propriedades térmicas (condutividade térmica, transmitância térmica, capacidade térmica e atraso térmico, emissividade, índice de reflexão e inercia térmica), os custos e a sustentabilidade ambiental (energia incorporada e CO2 incorporado). Com isso, foi elaborado um quadro comparativo, para que possam ser verificadas as características desses novos produtos, em comparação aos tradicionalmente empregados.