0286
Título
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADND EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - CADND E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Aluno: Carlos Eduardo Pirângelo Júnior - PIBIC/CNPq - Curso de Engenharia Civil (MT) - Orientador: Sergio Scheer - Departamento de Construção Civil - Área de conhecimento: 30101000 - Palavras-chave: building information modeling; modelagem da informação da construção; light steel frame - Coorientador: Helena Fernanda Graf - Colaborador: Micheline Helen Cot Marcos.
A indústria da Construção Civil, ou o chamado setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), passa por modificações constantes para melhorar a comunicação entre os interessados e profissionais envolvidos, desde os clientes e os projetistas até e os incorporadores e o pessoal do meio da Construção em si, envolvido diretamente no canteiro das obras. Uma comunicação realizada de forma adequada evita os desperdícios no uso dos materiais, elimina o retrabalho e a falta de compatibilidade entre produtos. Essas mudanças acontecem devido às novas metodologias de trabalho, como a modelagem da informação da construção ou simplesmente BIM, sigla para Building Information Modeling. BIM pode ser entendido como um processo que propõe uma maior interação entre as várias áreas de um empreendimento de construção civil, através de rotinas de trabalho colaborativo. Esta colaboração permite o aprimoramento das trocas de informações, buscando atender as necessidades atuais dos processos de negócios e de trabalho no mercado da construção quanto no que tange a um adequado fluxo de informações. Com esse enfoque processual, foi selecionado um sistema construtivo para ser estudado e implementado com sistemas BIM. O sistema construtivo escolhido foi o Light Steel Frame. E como principal ferramenta utilizada neste estudo foi escolhido um dos sistemas BIM, o software Revit Architecture, da empresa Autodesk. A partir de seu aprendizado e uso foi possível a modelagem de uma edificação com o sistema construtivo estudado com enfoque na busca de uma maior eficiência do ponto de vista construtivo. A partir de uma edificação existente, foi feita a modelagem e, assim, foram levantados quantitativos de materiais e efetuado um comparativo com outras soluções usuais de sistemas construtivos (alvenaria de blocos de concreto e de cerâmica). Os resultados são apresentados através de planilhas comparativas e são verificados os aspectos construtivos da solução adotada, bem como, possíveis aperfeiçoamentos dos processos através da metodologia BIM.