0284
Título
RESPONSABILIDADE SOCIAL, COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCOMUNICATIVAS: LEVANTAMENTO TEÓRICO- METODOLÓGICO EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS DO PARANÁ
Aluno: Maria Lúcia Wiggers - PIBIC/CNPq - Curso de Comunicação Social - Relações Públicas (MN) - Orientador: Regiane Regina Ribeiro - Departamento de Comunicação Social - Área de conhecimento: 60900008 - Palavras-chave: comunicação; educomunicação; indústrias paranaenses.
O grupo de pesquisa GCEORG UFPR - Comunicação, Educação e Organizações desenvolveu discussões teórico-metodológicas sobre o tema educomunicação, com o projeto de pesquisa "Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná". A fase inicial do processo de pesquisa foi um mapeamento das empresas/indústrias que faziam parte da rede de interesse da pesquisa. Para selecionar as indústrias paranaenses, produziu-se um mailing de 80 organizações do ramo da indústria paranaense, todas vinculadas a FIEP - Federação das Indústrias do Paraná. Dentre os critérios utilizados para seleção estava o porte da empresa (foram selecionadas as de maior porte). Para atingir os resultados, a pesquisa de campo apresentou duas fases. A primeira fase fio realizada a partir de contato com as empresas a fim de selecionar quais contemplam programas e projetos de responsabilidade social com foco em projetos educomunicativos. Essa fase foi utilizada a técnica de questionário, numa pesquisa essencialmente qualitativa. O questionário foi estruturados com perguntas fechadas e abertas enviadas ás empresas via e-mail ou feitas por telefone. Dentre as principais perguntas estavam: A Organização desenvolve programas de Responsabilidade Social há quanto tempo?; Estes programas são gerenciados em algum setor da organização ou existe uma fundação ou instituto específico para eles?; Quais são os públicos-alvo dos projetos?; Qual é a faixa etária dos públicos atendidos pelos projetos educacionais?; Existem programas de Educomunicação na organização?; O planejamento e desenvolvimento dos projetos sociais conta com a participação de profissionais da área da comunicação e/ou educação? A partir das respostas obtidas, foram realizadas pesquisas qualitativas com a técnica de estudo de caso. Sendo de caráter qualitativo exploratório, tiveram na sua essência o pressuposto de não procurar a generalização de fatos baseados em resultados mas sim de uma análise interpretativa das respostas dadas pelas organizações paranaenses.