0282
Título
RESPONSABILIDADE SOCIAL, COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCOMUNICATIVAS: LEVANTAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS DO PARANÁ
Aluno: Flávia Moresco Pelle - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Comunicação Social - Relações Públicas (MN) - Orientador: Regiane Ribeiro - Departamento de Comunicação Social - Área de conhecimento: 60900008 - Palavras-chave: comunicação; educomunicação; indústrias paranaenses.
O grupo de pesquisa GCEORG UFPR, desenvolveu discussões teórico-metodológicas sobre o tema educomunicação, com o projeto de pesquisa "Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná". Foi produzido um mailing de 80 organizações de grande porte, vinculadas a Federação das Indústrias do Paraná. Dentre os questionários enviados, obteve-se 10 respostas, correspondendo a 12,5% da amostra pesquisada. A partir das respostas, foram produzidos relatórios específicos e detalhados sobre cada uma das organizações e seus programas e projetos. As empresas analisadas foram: Denso do Brasil, Dudalina, Diplomata, Doria Construções Civis e Frango Seva. Na Denso do Brasil a maioria dos projetos são voltados para os colaboradores e acompanhados por psicólogos, educadores e profissionais de comunicação. Um dos principais projetos é o Programa Ecovision 2015. Na Diplomata, os projetos são desenvolvidos há aproximadamente 3 anos e gerenciados pelo setor de Recursos Humanos. Destaca-se pelo reconhecimento à jovens atletas, assistência social, entre outros. Na Doria, os projetos são realizados há 2 anos e gerenciados pelo setor de qualidade. Possuem um projeto permanente chamado Tapume, mas os projetos não são desenvolvidos por profissionais de educação ou comunicação. Na empresa Dudalina, os projetos são desenvolvidos desde 2005. Para ações internas, a coordenação dos projetos fica a cargo do setor de Recursos Humanos. E as ações externas coordenadas pelo instituto Dudalina, criado para essa finalidade. São vários projetos desenvolvidos, e é a única organização que possui um analista de Responsabilidade Social responsável pela execução dos projetos. Trabalha com conjunto com comunicadores e educadores. A empresa Frango Seva, desenvolve os projetos há 4 anos, gerenciadas pelo RH e contam com o apoio de educadores. Infelizmente, a resposta foi negativa quanto a existência de programas de Educomunicação e percebeu-se que alguns projetos que são vistos como parte da responsabilidade social, não passam de um cumprimento da legislação. Chegamos a conclusão de que os profissionais desconhecem o conceito de Educomunicação e quando utilizam não o fazem com essa definição. Conclui-se, que apesar de alguns projetos serem interessantes, as organizações não possuem muitas informações de como foram desenvolvidos e nem se preocupam em avaliar e controlar essas ações, o que se pode deduzir portanto que essas empresas parecem privilegiar mais a imagem organizacional do que a transformação social.