0281

Título
ESTRATÉGIAS DO CIBERATIVISMO BRASILEIRO PARA O AGENDAMENTO MIDIÁTICO

Aluno: Dayane Muhlbeier Saleh - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Comunicação Social - Jornalismo (MN) - Orientador: Kelly Cristina de Souza Prudencio - Departamento de Comunicação Social - Área de conhecimento: 60900008 - Palavras-chave: mobilização política; comunicação; enquadramento.

A pesquisa realizada na Iniciação Científica baseia-se na metodologia qualitativa de investigação científica. Tem como objeto principal as ações de grupos ativistas brasileiros na internet voltadas para a cobertura jornalística. Desse modo, utilizou-se da teoria da agenda (McCOMBS, 2009) para embasar a discussão sobre comunicação no ciberativismo. Assim como foram discutidos os temas de internet e política, partir de Maia, Gomes e Marques (2011) e a relação entre mídia e movimentos sociais (KOOPMANS, 2004). A literatura que fundamentou a discussão e iniciou os trabalhos provém do livro "O Poder em Movimento", de Sidney Tarrow (2009). A obra, além de apresentar um conjunto de análise da comunicação, tratou de conceitos que foram necessários para o início da pesquisa, como "framing", "contentious politics", e "repertório". Os casos analisados ao longo do processo de triagem da informação recebida pelo Facebook foram: Marcha das Vadias, Marcha da Maconha, Marcha pelo Parto Humanizado, ForaFeliciano, PEC37, vaiterMarcoCivil, nãovaiterCopa, Movimento Passe Livre (MPL) e programa Mais Médicos. Ao visitar as páginas dos grupos e perceber as conexões feitas com a "grande mídia", foi possível observar que, embora haja uma mídia digital que age de maneira mais independente, os grupos ativistas ainda buscam a correspondência na mídia tradicional. A mídia alternativa alcança simpatizantes, mas para atingir públicos amplos a mídia de massa é a mais visada. É notável que os grupos tendem a absorver nas suas ações critérios de noticiabilidade, com o objetivo de se inserir na agenda dos meios, logo, na agenda pública. Assim, a pesquisa se direciona para as ações dos grupos que são voltadas para a cobertura jornalística. Da onde vem a importância da análise das marchas, protestos, ocupações de espaços públicos, ou seja, do repertório de ação presente nas mobilizações. O levantamento foi direcionado a mobilizações na internet que tenham como característica o confronto político, como a petição, o protesto, a campanha, ou até mesmo o boicote. Por meio de um constante trabalho de monitoramento, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Mobilização Política procurou sempre focar na repercussão nos meios de comunicação desses confrontos. O resultado da observação é que o termo ciberativismo pode ser questionado, já que as ações dos grupos não são exclusivamente desenvolvidas na internet, sem uma delimitação clara e fixa entre ações que ocorrem no espaço virtual e nas ações cotidianas.