0280

Título
RESPONSABILIDADE SOCIAL, COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIAS EDUCOMUNICATIVAS: LEVANTAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO EM ORGANIZAÇÕES PRIVADAS DO PARANÁ

Aluno: Caroline Kurovski - PIBIC/CNPq - Curso de Comunicação Social - Relações Públicas (MN) - Orientador: Regiane Regina Ribeiro - Departamento de Comunicação Social - Área de conhecimento: 60900008 - Palavras-chave: comunicação; educomunicação; indústrias paranaenses - Colaborador: Marcielly Moresco.

O grupo de pesquisa GCEORG UFPR - Comunicação, Educação e Organizações desenvolveu discussões teórico-metodológicas sobre o tema educomunicação, com o projeto de pesquisa "Responsabilidade Social, Comunicação e Experiências Educomunicativas: levantamento teórico-metodológico em organizações privadas do Paraná". A fase inicial do processo de pesquisa foi um mapeamento das indústrias de grande porte do Paraná. Produziu-se um mailing de 80 organizações, todas vinculadas a FIEP - Federação das Indústrias do Paraná. Dentre todos os questionários enviados, o grupo obteve 10 respostas, correspondendo a 12,5% da amostra pesquisada. A partir das respostas, foram produzidos relatórios específicos e detalhados sobre cada uma das organizações e seus respectivos programas e projetos. A seguir, apresentam-se os dados gerais das análises feitas a partir dos questionários de cinco dentre as dez organizações. As empresas analisadas aqui são: Águia Participações, Cocamar, Cocari, Copacol e Copel. Destas, 4 já desenvolvem projetos há mais de 10 anos; em 2 o gerenciamento dos projetos de responsabilidade social é realizado pelo profissional de Recursos Humanos; 2 possuem projetos específicos de educomunicação; 3 já foram contempladas com algum prêmio ou certificação a partir de seus projetos de responsabilidade social; 3 possuem um público alvo dos projetos de educação na faixa de 11 e 20 anos (independente de externo ou interno); 4 apresentam o objetivo de promover cooperação/transformação social e também dar assistência à comunidade; 2 buscam reconhecimento como uma empresa socialmente responsável; 1 realiza os projetos em busca de cumprimento de lei; 4 possuem projetos na área de educação; 5 na área ambiental; 5 na área cultural, voluntariado ou de saúde; 4 possuem comunicadores e/ou educadores nos projetos. Percebeu-se, o desconhecimento sobre o conceito de educomunicação dentro das empresas e também que em muitos casos os projetos em educomunicação pecam nos quesitos controle e avaliação e mesmo sendo focados no real desenvolvimento da sociedade, apresentam poucas informações de como são executados. A conclusão  nos provoca no sentido de entender até que ponto as organizações realizam projetos para melhorias reais na sociedade ou esses projetos são apenas para ganhar visibilidade perante seus públicos e a sociedade em geral.