0264

Título
CONFECÇÃO DE VÍDEOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS SOBRE PROPEDÊUTICA NO ATENDIMENTO INICIAL DAS VIAS AÉREAS NO PACIENTE POLITRAUMATIZADO COM FINS PEDAGÓGICOS

Aluno: Micheli Fortunato Domingos - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Medicina (MT) - Orientador : Adonis Nasr - Departamento de Cirurgia - Área de conhecimento: 40102009 - Palavras-chave: vias aéreas; trauma; politrauma - Colaborador: Thaís Lunara Vaz.

A oferta inadequada de sangue oxigenado ao cérebro e a outras estruturas vitais é o fator que mais rapidamente causa a morte no paciente traumatizado. A prevenção da hipoxemia requer uma via aérea protegida, desobstruída e uma ventilação adequada, esta etapa deve merecer prioridade absoluta sobre as demais. É obrigatório assegurar uma via aérea permeável, administrar oxigênio (O2) suplementar e proporcionar suporte ventilatório a todos os doentes vítimas de trauma. Garantir a permeabilidade da via aérea é uma etapa importante para a oxigenação do doente, mas é apenas a primeira etapa. Para que o doente se beneficie da desobstrução da via aérea é necessário que ventile de maneira adequada. O médico deve saber realizar a ventilação corretamente e também reconhecer os problemas, procurando sinais objetivos de ventilação inadequada. Dessa forma, o conhecimento sobre a abordagem inicial das vias aéreas nos pacientes politraumatizados é essencial para assegurar a manutenção das vias aéreas. Dada a prioridade da via aérea no trauma, a sequência do atendimento se inicia pela abordagem das vias respiratórias: ""A"" (vias aéreas com controle cervical), ""B"" (ventilação e respiração), ""C"" (circulação com controle da hemorragia), ""D"" (avaliação do estado neurológico) e ""E"" (exposição/controle do ambiente). Devido à importância do correto aprendizado sobre o tema, este projeto tem por objetivo elaborar um vídeo, com foco no graduando de Medicina, sobre a propedêutica no atendimento inicial das vias aéreas no paciente politraumatizado, disponibilizando o material online, de forma gratuita e acessível. O vídeo será em língua portuguesa, principalmente devido à falta de material didático online em português. Por ser uma habilidade eminentemente prática, o atendimento médico ao paciente politraumatizado é mais facilmente compreendido através da visualização do que pela leitura, tornando a confecção e divulgação de vídeos acadêmicos uma importante fonte de aprendizado.