0261

Título
VÍDEOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO SUPORTE AVANÇADO DE VIDA DOS PACIENTES VÍTIMAS DE POLITRAUMATISMOS

Aluno: Daniel Cittadella Dominico - IC-Voluntária - Curso de Medicina (MT) - Orientador: Flavio Daniel Saavedra Tomasich - Departamento de Cirurgia - Área de conhecimento: 40102122 - Palavras-chave: ensino médico; técnica cirúrgica; vídeos - Colaborador: Diogo Fernando Bornancin Costa.

Introdução: A expansão e democratização de tecnologias vistas na última década permitem ao ser humano ampliar os seus limites em todas as áreas do conhecimento. É essencial, portanto, que se lance mão das ferramentas proporcionadas por essas tecnologias no ensino teórico e prático, sobretudo na medicina, na qual o crescimento científico tem crescimento exponencial. Com esse objetivo, este projeto propõe-se a criar vídeos tutoriais aplicados ao ensino de técnicas operatórias e procedimentos cirúrgicos. Esses vídeos, disponibilizados gratuitamente, são voltados ao ensino médico e servem ao aluno como uma complementação facilmente acessível à orientação recebida em sala de aula. Materiais e Métodos: Foram produzidos vídeos explicativos em alta definição nos quais foram filmadas técnicas cirúrgicas voltadas ao atendimento do paciente politraumatizado. As técnicas foram realizadas em suínos, respeitando-se os princípios da ética em experimentação animal. Em todos os procedimentos os animais foram devidamente anestesiados, entubados e acompanhados por veterinário especialista em anestesiologia animal. Após as tomadas de vídeo, o material foi editado, acrescentando-se explicações e informações atualizadas sobre as técnicas apresentadas, sendo, em seguida, disponibilizados gratuitamente em sites de streaming de vídeos. Isso permite ao aluno o livre acesso à informação e um canal aberto de comunicação direta com os autores, além de permitir a avaliação do acesso e do alcance do material. Resultados e discussão: Foram produzidos quatro vídeos, com média de duração de 7 minutos. As técnicas selecionadas foram: traqueostomia, lavado peritoneal diagnóstico, drenagem torácica e acesso venoso por flebotomia, todas técnicas essenciais à formação médica básica em emergência. Foram acrescentadas informações disponíveis na literatura mais recente sobre os temas, reforçando o conteúdo teórico e didático do material. Essa modalidade de instrução permite uma ampliação da didática e propõe-se como um bom suporte à formação da área médica em geral. Esse conceito, por fim, é potencialmente ampliável a qualquer área do conhecimento e possibilita uma diversificação do ensino, sendo atrativo às novas gerações, cada vez mais voltadas à informação online.