0253
Título
DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO E DINÂMICA DE INSERÇÃO DOS ESPECIALISTAS NO CAMPO DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA NA AMÉRICA LATINA
Aluno: Rodrigo Augusto Lopes Guimarães Pinafi - PIBIC/CNPq - Curso de Psicologia (MT) - Orientador: Marlene Tamanini - Departamento de Ciências Sociais - Área de conhecimento: 10102051 - Palavras-chave: tecnologias conceptivas; especialidades; disseminação do conhecimento.
Este trabalho identifica coleta e analisa as produções científicas dos profissionais que atuam em clínicas de reprodução assistida na América Latina. Parte-se das clínicas filiadas a Rede Latino Americana de Reprodução Assistida (REDLARA) para organizar as informações a respeito das publicações dos especialistas. Identificar suas conexões com as práticas, intervenções, e a construção de relações relativas a reprodução humana, bem como, para perceber e explicitar os interesses e as redes de saberes e de conhecimentos, o mercado e as experiências, que se entrecruzam a partir das publicações dos especialistas preocupados com as questões da reprodução em laboratório. Analisa-se a disseminação do conhecimento e a forma como as técnicas de reprodução assistida podem reforçar ou modificar as noções convencionais de gênero e de família. Para tal, foram tomadas como fontes os 298 resumos de artigos encontrados nos sites das clínicas filiadas a REDLARA publicados entre os anos de 2005 a 2012, em um total de 106 clínicas e centros cadastrados nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A análise aponta como as escolhas, a oferta de especialidades e tecnologia se expandem; bem como se expandem as possibilidades tecnológicas, os riscos e seus acessos. Isso permite o estabelecimento de sentidos sobre como a dinâmica da reprodução humana se apresenta no curso da ciência e como as apropriações de materiais humanos vêm se produzindo quando se trata de conectar valores sociais referidos ao ter um filho com práticas desenvolvidas em laboratório. Assim podemos afirmar que este tema está tanto dentro do campo das complexas relações com as ciências humanas, como no campo das intervenções que são produzidas pelo desenvolvimento cientifico tecnológico em áreas transdisciplinares e/ou disciplinares, como o é, para as áreas da biologia, embriologia, genética, obstetrícia, ginecologia, demografia, direito,direitos sexuais e reprodutivos e legislação. Essas experiências me inserem nas análises globalizadas do que diz respeito à reprodução, a maternidade, a paternidade e a filiação, na sociedade contemporânea, bem como, nas concepções que fundamentam as práticas em clínicas de reprodução assistida em termos de valores, circulação de tecnologias e saberes. O objetivo deste trabalho é construir conexões entre conhecimentos e valores, compreender o modo de inserção no campo, as interfaces com outros profissionais, a feminização da área.