0248

Título
ELITES POLÍTICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO USO FACEBOOK PELOS DEPUTADOS FEDERAIS DO SUL DO BRASIL NA LEGISLATURA ENTRE 2011- 2014

Aluno: Luiz Henrique Champoski - PIBIC-AF/CNPq - Curso de Ciências Sociais (M) - Orientador: Sérgio Soares Braga - Departamento de Ciências Sociais - Área de conhecimento: 70903000 - Palavras-chave: elites políticas; internet; facebook.

Com os avanços tecnológicos que estão acontecendo, percebe-se que o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) está aumentando. Nesse cenário, as redes sociais aparecem como mais um facilitador da comunicação, abrindo um canal mais prático e barato entre representantes e representados. O objetivo deste trabalho é efetuar um mapeamento do uso do Facebook pelos deputados federais dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná que exerceram mandato na legislatura entre 2011-2015, e cotejar esse estudo com o perfil sociopolítico dos mesmos. Sendo assim, a pesquisa tem como foco principal integrar os trabalhos de recrutamento parlamentar e elites políticas aos estudos das Novas Mídias, com o intuito de descobrir se há alguma diferença entre os estados citados e se existe alguma relação entre perfil social e comportamento nas redes sociais. Métodos: Inicialmente efetuamos um levantamento de informações sobre o perfil social e a trajetória política de tais elites em seus sites pessoais e na casa legislativa federal, em seguida efetuamos uma coleta de dados referente ao uso do Facebook pelos deputados e, por fim faremos uma breve análise do uso dessa rede social cotejando isso com os dados do perfil sociopolítico. Resultados Parciais: Percebe-se que a grande maioria dos deputados analisados possuem um perfil fortemente personalizado no Facebook e, que alguns deles podem ser considerados "celebridades do Facebook" pois apresentam grande visibilidade, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior visibilidade. Essa pesquisa está vinculada ao projeto Representação política, elites parlamentares brasileiras e as TICs: perfil sociopolítico, uso da internet e percepções do processo de modernização dos órgãos parlamentares pelos senadores, deputados federais e deputados estaduais brasileiros (2007-2015), financiada pelo CNPq e vinculada ao grupo de pesquisa Instituições, comportamento político e novas tecnologias (GEIST).