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Título
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR DE VAREJO FARMACÊUTICO
Aluno: Felipe Kaiser Ross Ortiz - IC-Voluntária - Curso de Farmácia (MT) - Orientador: Simone Regina Didonet - Departamento de Ciências Sociais - Área de conhecimento: 60201037 - Palavras-chave: marketing; varejo farmacêutico; composto de marketing.
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar as estratégias referentes ao composto de marketing empregadas no setor de varejo farmacêutico, tendo como objeto de estudo uma rede de farmácias de grande porte do Sul do Brasil. A metodologia empregada foi o estudo de caso, com caráter descritivo e ênfase qualitativa. Foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas com os gestores de três lojas da rede de farmácias estudada, cada uma com características peculiares, de modo que foi escolhida uma loja de centro, uma de bairro, e outra express (anexa a posto de gasolina). Os resultados foram arquivados em documentos textuais para posterior análise, que, por sua vez, foi efetuada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos possibilitaram uma caracterização de algumas estratégias do composto de marketing empregadas pela empresa, bem como a influência destas estratégias no reforço do posicionamento da marca, que enfatiza o bem-estar para o cliente. Observou-se que a empresa está alinhada com algumas tendências de varejo do setor farmacêutico, tais como a diversificação do mix de produtos cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais, cada vez mais presentes nos pontos de venda das redes de farmácia, bem como a estratégia de venda na internet ou e-commerce com serviço de entrega em domicílio, e o desenvolvimento de produtos de marca própria. Ainda, observou-se que, devido às características peculiares de cada um dos três pontos de venda analisados, algumas estratégias do composto de marketing diferem dentre as lojas, de modo que tal variação estratégica é impulsionada por aspectos demográficos e socioeconômicos.