0236
Título
QUEM É ESSE CANDIDATO? UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE IMAGEM DOS PRINCIPAIS CANDIDATOS AO CARGO MAJORITÁRIO NO HGPE DE CURITIBA NA ELEIÇÃO DE 2012
Aluno: Fabio José Martim - PIBIC/CNPq - Curso de Ciências Sociais (M) - Orientador: Emerson Urizzi Cervi - Departamento de Ciências Sociais - Área de conhecimento: 70903018 - Palavras-chave: imagem; candidatos; curitiba.
Esta pesquisa busca demonstrar a partir de dados quantitativos, obtidos através do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da Universidade Federal do Paraná, de que forma os personagens das eleições municipais de Curitiba - PR decidiram articular suas campanhas nas eleições de 2012. A comunicação política perpassa vários meios e media para divulgar as trajetórias dos candidatos, no entanto, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) é o momento que os partidos estabelecem uma relação direta com os eleitores, fora da lógica jornalística, onde as opções quanto a que conteúdos devem ser mostrados e de que forma isso será feito é uma decisão exclusiva das estratégias do Marketing Político adotadas por essa elite partidária. A hipótese foi de que os candidatos com trajetória política utilizasse dos argumentos relacionado a sua imagem administrativa ou política e que o artificio de utilizar-se de sua imagem pessoal seria uma forma de publicizar atores políticos pouco conhecidos. Esta análise articula as formas utilizadas no jogo eleitoral para a formação da imagem dos candidatos com maior visibilidade ao cargo majoritário no HGPE e de que forma esses mesmos a utilizam para negativar seus oponentes, sendo eles Ratinho Jr. (PSC), Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMDB) e Luciano Ducci (PSDB). A base de dados que fundamenta este papper foi retirada dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral (HGPE), exibidos de agosto à outubro de 2012, abrangendo o primeiro e o segundo turno das eleições, onde as variáveis utilizadas classificaram a formação de imagem em três categorias: Administrativo, Político ou Pessoal. Os resultados demonstram que houve diferença na utilização desses espaços pelos candidatos, sendo que Luciano Ducci, Ratinho Junior e Rafael Greca direcionaram para sua imagem pessoal em 56,2%, 56,4% e 50,0% dos casos respectivamente e o candidato Gustavo Fruet com 54,1% das ocorrências para formação da sua imagem como político.