0213

Título
RIQUEZA FLORÍSTICA DA FAMÍLIA MYRTACEAE EM UM REMANESCENTE DE FLORESTA OMBRÓFILA MISTA SITUADO NO CAMPUS III DA UFPR, CURITIBA, PR

Aluno: Ollyver Mauricio Rech Bizarro - Pesquisa voluntária - Curso de Engenharia Florestal (MT) - Orientador: Christopher Thomas Blum - Departamento de Ciências Florestais - Área de conhecimento: 50201018 - Palavras-chave: floresta com araucária; inventário florístico; levantamento contínuo.

Myrtaceae é uma família botânica que compreende 23 gêneros e 1001 espécies no Brasil, 18 gêneros e 228 espécies no Paraná. É uma das famílias de maior riqueza nos neotrópicos, sempre se destacando em levantamentos florísticos e fitossociológicos no Cerrado e na Mata Atlântica. Sua grande diversidade faz com que frequentemente levantamentos florísticos apresentem muitas espécies não identificadas. Sendo assim, são necessários inventários detalhados e específicos, para que sua identificação se torne mais acessível. Portanto, o objetivo deste trabalho foi identificar todas as espécies da família Myrtaceae existentes em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista em Curitiba, PR. O estudo foi conduzido no fragmento denominado "Capão do CIFLOMA", localizado no Campus III da UFPR. A área total do remanescente é estimada em 15,24 ha. O clima é do tipo Cfb (Köppen). Predominam nas áreas mais drenadas Cambissolos e Argissolos, enquanto nas áreas aluviais ocorrem solos hidromórficos. O levantamento florístico foi realizado através de expedições periódicas entre outubro de 2013 e maio de 2014, durante as quais foi coletado material botânico vegetativo e reprodutivo, procurando-se sempre obter material de pelo menos três indivíduos ­da mesma espécie, visando abranger a variação morfológica. O material coletado foi herborizado no Herbário da Escola de Florestas Curitiba (EFC) e o processo de identificação das espécies se deu por comparação com exemplares dos acervos dos Herbários EFC e Museu Botânico Municipal de Curitiba, assim como a consulta à bibliografia disponível e a especialistas. Foram registradas 24 espécies de 10 gêneros. Os gêneros mais ricos foram Myrcia (7), Eugenia (4), Myrceugenia (4) e Campomanesia (3), representando cerca de 75% da riqueza total da família no local. As espécies mais comuns foram Campomanesia guaviroba (DC.) Kiaersk., Campomanesia xanthocarpa (Mart.) O.Berg, Eugenia uniflora L., Myrcia hatschbachii D.Legrande Myrcia splendens (Sw.) DC. As mais raras foram Eugenia involucrata DC., Eugenia platysema O.Berg., Myrcia amazonica DC., Myrcianthes gigantea (D.Legrand) D.Legrand, Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) Landrume Plinia peruviana (Poir.) Govaerts. Três espécies foram encontradas somente em regiões de solo hidromórfico, sendo elas Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O.Berg., Myrcia laruotteana Cambess.e Myrrhinium atropurpureum Schott. Foram registradas 6 espécies a mais que em outros estudos realizados na área, confirmando a riqueza da família e reforçando a importância de inventários específicos de longa duração.