0196
Título
ANÁLISE DAS CORRELAÇÕES ENTRE EVENTOS CLIMÁTICOS, DINÂMICA ESTRUTURAL E DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DA FLORESTA OMBRÓFILA MISTA
Aluno: Isabel Mariane de Oliveira - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Engenharia Florestal (MT) - Orientador: Carlos Roberto Sanquetta - Departamento de Ciências Florestais - Área de conhecimento: 50202006 - Palavras-chave: mudanças climáticas; impacto; araucária - Coorientador: Aurélio Lourenço Rodrigues.
O fenômeno das mudanças climáticas pode exercer influência na dinâmica da vegetação, resultando em variações de comportamento, crescimento e diversidade. Nesse contexto, o objetivo deste plano de trabalho é avaliar tendências de alteração de temperatura e precipitação ao longo dos anos e a influência das variáveis meteorológicas sobre o crescimento e a dinâmica de um remanescente de Floresta Ombrófila Mista. Foram obtidos dados de parcelas permanentes instaladas em 1998, pertencentes ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração - PELD, no município de General Carneiro, Paraná. Foram utilizadas séries históricas de dados climatológicos de duas estações meteorológicas próximas à área de estudo, localizadas nos municípios de Clevelândia e Palmas, disponibilizados pelo Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR. As temperaturas média, mínima, mínima absoluta, máxima e máxima absoluta, bem como a precipitação e número de dias com chuva foram as variáveis analisadas, considerando o período de 1977 a 2007. Foi aplicada análise de regressão, sendo utilizado o coeficiente de determinação (R²) para analisar o grau de associação entre as variáveis meteorológicas e o período em anos, e o coeficiente angular para indicar a tendência de comportamento. Calcularam-se, também, as anomalias climáticas, através da subtração da média de cada variável a cada ano da média histórica da variável. A temperatura média mínima apresentou um R² de 0,5021 e um coeficiente angular positivo, mostrando tendência de aumento da temperatura mínima ao longo dos anos. A temperatura média apresentou um R² de 0,3599 e um coeficiente angular de 0,0108, indicando um aumento de aproximadamente 0,0108 °C a cada ano. Gráficos de anomalia indicaram anos com desvios acentuados de variabilidade. O projeto está em curso e outras análises mais aprofundadas estão sendo realizadas, como a análise da correlação entre as variáveis de crescimento e dinâmica com as tendências climáticas.