0193
Título
EFEITO DE DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO LENTA NA ALTURA DA PARTE AÉREA E DIÂMETRO DE COLO EM MUDAS DE EUCALYPTUS GRANDIS HILL EX MAIDEN
Aluno: Giovana Guimarães Pesquisa - Voluntária - Curso de Engenharia Florestal (MT) - Orientador: Rozimeiry Gomes Bezerra Gaspar - Departamento de Ciências Florestais - Área de conhecimento: 50201000 - Palavras-chave: viveiros florestais; basacote; produção de mudas - Coorientador: Überson Boaretto Rossa, Alessandro Camargo Angelo - Colaborador: Felipe Passos Cafaro, Murilo Almeida Furtado, Sérgio Vinícius Serejo da Costa Filho.
A correta dosagem de fertilizante de liberação lenta (FLL) pode contribuir para a obtenção de mudas de melhor qualidade, bem como representar economia no processo de produção de mudas à nível de viveiro. A altura da parte aérea e o diâmetro do colo são importantes indicadores de qualidade de mudas, e deverão ser observados no momento da escolha dessas mudas antes do plantio a campo pelo silvicultor. O objetivo deste estudo saber a relação entre doses de FLL e os parâmetros biométricos de altura da parte aérea e diâmetro do colo de mudas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, através da determinação de máxima eficiência técnica (DMET). Sendo realizado no período de 09/2008 a 03/2009, no viveiro de produção de mudas, entre as coordenadas geográficas: 27°11'16''S e 49°39'37''W, numa altitude de 701 m. Semeadas em tubetes de 53 cm³ utilizando-se como substrato base uma mistura de Substrato Florestal Plantmax (60%), Composto orgânico peneirado (30%) e Vermiculita de granulometria média (10%). O sombreamento utilizado foi de 50% e a umidade do substrato foi mantida por sistema de irrigação por micro aspersão. Para os tratamentos utilizou-se fertilizante de liberação lenta de marca comercial Basacote® Mini 6M, com formulação N-P2O5-K2O 13-6-16, sendo as dosagens testadas: T1 - 0 kg (testemunha); T2 - 2 kg; T3 - 4 kg; T4 - 6 kg; T5 - 8 kg e T6 - 10 kg de FLL e FC por m³ de substrato base. Aos 174 dias da semeadura foram coletados os dados de altura da parte aérea e diâmetro de colo com os quais foram calculados a dose de máxima eficiência técnica (DMET) a partir da equação de regressão linear para cada variável estudada em função da dose de FLL aplicada. Para alcançar maior altura de mudas, segundo cálculo de Dose de Máxima Eficiência Técnica - DMET, recomenda-se uma dose de 11,80 kg m-3 em substrato base. Para a variável diâmetro do colo (DC) estimou-se uma dose de 10,60 kg m-3 de FLL representando o valor onde as mudas desta espécie apresentam maior incremento para esta variável. As doses de 11,80 e 10,60 kg m-3 de FLL foram as de maior efeito no incremento da altura da parte aérea e no diâmetro de colo respectivamente, em mudas de Eucalyptus grandis.