0172

Título
QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA FORMAÇÃO TÉCNICA VOLTADA AO TURISMO E ADEQUADA AO RECEBIMENTO DE VISITANTES NA COPA DO MUNDO 2014 EM CURITIBA - PR

Aluno: Joice dos Santos - PIBIC/CNPq - Curso de Tecnologia em Gestão Pública (N) - Orientador: José Elmar Feger - Departamento de Ciências e Gestão da Informação - Área de conhecimento: 60000007 - Palavras-chave: qualidade em serviço; rubrica; andragogia - Coorientador: Maria do Carmo Duarte Freitas - Colaborador: Lívia Regina Nogueira dos Santos, Viviane Helena Kuntz, Rafael Alexandre dos Reis.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, sendo a qualificação uma das principais ações do governo para preparar o Brasil para os grandes eventos que o país receberá. Junto ao investimento em capacitação do PRONATEC Copa houve a demanda do governo para avaliação de cursos profissionalizantes. Nesse contexto, para a sede Curitiba, sob coordenação da Universidade Federal do Paraná, foi designado o projeto: "ME/CNPq - Legados e oportunidades gerados pela Copa do Mundo 2014". Tendo em vista a necessidade de um maior aproveitamento do aluno em relação às capacitações ofertadas, além da avaliação das competências adquiridas pelo curso (recorte de outra pesquisa deste mesmo projeto) faz-se essencial analisar a qualidade didática aplicada pela instituição, bem como, a estrutura político pedagógica da entidade, tomando por fundamento teórico metodológico a qualidade na prestação de serviços. Neste contexto a pesquisa tem por objetivo avaliar a qualidade dos serviços realizados pelas instituições ofertantes dos cursos PRONATEC Copa. Para atingir este objetivo, em primeiro momento, foi feito um levantamento das empresas que ofertam cursos profissionalizantes por meio de um recorte dentro da temática alimentos e bebidas. Posteriormente será realizada uma revisão de literatura, tendo como base as temáticas: Rubrica para avaliações e Andragogia. A primeira para a elaboração do instrumento de pesquisa, e a segunda, visto que os cursos são oferecidos para jovens e adultos, fundamentar a avaliação da qualidade nas técnicas de "ensino para adultos". Como resultado parcial, das instituições pesquisadas (dentro do recorte feito), observou-se que cerca de 89% se caracterizam como instituições privadas. No entanto, para a pesquisa voltada a qualidade serão tomadas como unidades de análise apenas duas, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Público e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Privado, por estas se tratarem de instituições credenciadas no programa PRONATEC Copa e que manifestaram disponibilidade para participar da pesquisa..