0168

Título
PRONATEC COPA 2014: AVALIAÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA DE CURITIBA- PR PARA ATUAÇÃO NO SETOR ALIMENTÍCIO E DE BEBIDAS AO TURISTA

Aluno: Amanda Barbosa Lemes - PIBIC/CNPq - Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional (T) - Orientador: Maria do Carmo Duarte Freitas - Departamento de Ciências e Gestão da Informação - Área de conhecimento: 60000007 - Palavras-chave: qualificação profissional; setor alimentício e de bebidas; competência por rubrica - Coorientador: José Elmar Feger - Colaborador: Marciano Felipe Sehn, Ingrid Wong, Lívia Regina Nogueira dos Santos.

Em 2007 o Brasil foi eleito para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2014, evento determinante para que o governo federal decidisse que a qualificação profissional é uma de suas principais ações para preparar o Brasil para os grandes eventos que o país sediará. Neste contexto, o governo federal investiu no programa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) com foco na Copa, no qual são oferecidos cursos gratuitos para aqueles interessados maiores de dezoito anos e domiciliados perto de uma das doze cidades sedes. Devido à dimensão do evento, são demandadas equipes capacitadas para atuar em estádios, centros esportivos, hotéis, centros de vendas, restaurantes, bares, dentre outros lugares que também precisam de um contingente preparado para atender com rigor o público que estará presente em bares, restaurantes e outros ambientes nos quais estão inseridos pessoas que procuram momentos de lazer durante o período da Copa do Mundo. Em busca de alcançar o contingente almejado, faz-se necessário encontrar um mecanismo de avaliação para identificar se com a conclusão de um determinado curso, faz com que o aluno concluinte possua todas as competências para atuar profissionalmente no setor alimentício e de bebidas. Essa pesquisa é parte do projeto "ME/CNPq - Legados e oportunidades gerados pela Copa do Mundo 2014 - Cidade de Curitiba" e tem como objetivo central do projeto é avaliar a qualificação dos cursos do PRONATEC oferecidos em Curitiba - PR que estejam relacionados com setor alimentícios e de bebidas. Como procedimentos metodológico adotado, primeiramente, foi necessário um levantamento teórico sobre turismo receptivo, capacitação do profissional de gastronomia, rubricas e competências. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa com relação as competências para cada profissão com foco no setor alimentício e de bebidas, no que corresponde a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), PRONATEC, literaturas e instituições de referências para futura análise dos planos pedagógicos para finalizar com a elaboração e aplicação das rubricas. A partir da análise dos dados e informações obtidos, quadros de competências foram estruturados para facilitar a análise dos planos pedagógicos dos cursos para a elaboração das rubricas, que é a próxima etapa na realização desta pesquisa. Ademais, os planos pedagógicos oferecidos pelos cursos, muitas vezes não são compatíveis com o que foi encontrado no quadro de competências. Também foi detectada certa dificuldade para ter acesso aos planos pedagócios do cursos oferecidos pelo PRONATEC.