0153
Título
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO CAULE EM MUDAS DE CORYMBIA CITRIODORA (HOOK.) K.D. HILL & L.A.S. JOHNSON NO SETOR PALOTINA-UFPR
Aluno: Jéssica Sabatini Ribeiro - IC-Voluntária - Curso de Ciências Biológicas - Gestão Ambiental - Palotina (MT) - Orientador: Juliano Cordeiro - Departamento de Ciências Biológicas - Área de conhecimento: 50201000 - Palavras-chave: silvicultura; eucalipto citriodora; desenvolvimento e.citriodora - Colaborador: Jhéssica Letícia Bald, Franceline Ahmann.
A Silvicultura é o ramo da ciência florestal que trata da propagação e cultivo dos povoamentos naturais e artificiais. Essencialmente tem como objetivo a produção de madeira e de bens e serviço, é também um importante instrumento a contemplar as práticas de reflorestamento destinadas ao atendimento de diversas demandas ecológicas e ambientais. O eucalipto citriodora possui porte arbóreo, é perenifólia e muito aromática, de 15-30 m de altura, originária da Austrália. A madeira do eucalipto pode ser utilizada de diversos modos como mourões, tábuas, cercas, fabricação de papel e celulose, chapas de madeira, construções rurais, carvão e tem valor medicinal. Vários produtos de limpeza e cosméticos são derivados de óleos provenientes das suas folhas. Este estudo teve por objetivo acompanhar o desenvolvimento de mudas desta. A área de plantio localiza-se dentro do Setor Palotina- Universidade Federal Paraná, com coordenadas 24º 18' 44" S 53º 55' 16" O, próximo ao bloco de Química. Foram plantadas 30 mudas com espaçamento de 1m entre as plantas e distanciadas 4m da calçada do bloco. O solo não teve nenhum tratamento antes da introdução das mudas. As avaliações de crescimento foram realizadas aos 30, 180 e 360 dias após o plantio, onde foram realizadas medições de altura e diâmetro do caule. Os tratos culturais feitos foram coroamento das mudas e a capina do terreno. A mortalidade observada foi de 23,3%. Após a avaliação dos dados pode-se observar a altura máxima de 3,8m e mínima de 0,4m, média de 2± 0,88m, quanto ao diâmetro o valor máximo encontrado foi de 40,4mm e o mínimo de 3,4mm, média de 20,3± 9,67mm. O incremento médio em altura foi de 1,8m e de 1,86cm de diâmetro. A partir da análise dos dados pode-se concluir que as mudas apresentam crescimento compatível ao esperado, sendo assim o eucalipto foi uma boa escolha para o fim empregado devido ao seu rápido desenvolvimento.