0144

Título
CARACTERIZAÇÃO DE USO E MANEJO DE CATAIA, PIMENTA PSEUDOCARYOPHYLLUS (GOMES) LANDRUM, PELA COMUNIDADE DA BARRA DO ARARAPIRA (ILHA DE SUPERAGUI, PR)

Aluno: Roni Cezar Mendes - PIBIC/CNPq - Curso de Ciências Biológicas (M) - Orientador: Raquel Regane Bonato Negrelle - Departamento de Botânica - Área de conhecimento: 20306008 - Palavras-chave: etnobotãnica; dinâmica de população; pfnm.

Pimenta pseudocaryophyllus destaca-se como espécie aromática nativa da região sul, promissora para a indústria de óleos essenciais, alimento (condimento) e farmacêutica. Registram-se na literatura diversos usos para P. pseudocaryophyllus, com destaque na medicina tradicional para o tratamento de diversas enfermidades. Outro uso popular das folhas de notada importância no litoral do estado do Paraná e São Paulo é na aromatização de aguardente, típica da região. O estudo prévio acompanhou as atividades da Associação das Mulheres Produtoras da Cataia de Barra do Ararapira, responsáveis há cinco anos pela extração das folhas, produção e comercialização da bebida. Pôde-se entender a relação da comunidade com o recurso em questão e delinear a cadeia produtiva. Dado o crescente interesse econômico pela espécie, a exploração extrativista deve ser cuidadosamente entendida para que a dinâmica populacional da espécie e a manutenção do estoque natural regional não sejam alteradas. Não há estudos sobre a regeneração de P. pseudocaryophyllus e de sua resposta frente ao extrativismo. Dentro deste contexto, o estudo pretende gerar subsídios para o entendimento da dinâmica extrativista e resposta de P. pseudocaryophyllus frente a esta ação, de modo a gerar propostas e recomendações que deem suporte ao uso sustentável deste recurso. A primeira das etapas de pesquisa será a realização do levantamento populacional, em que se pretende estudar a distribuição espacial da população, e taxas de mortalidade e ingresso durante o período de 2013 a 2014. O trecho de estudo será dividido em três áreas referentes à prática extrativista, e os dados obtidos em cada uma das áreas serão analisados comparativamente, buscando relacionar as variações observadas com os diferentes níveis e períodos de ação extrativista. A segunda etapa de pesquisa envolverá o acompanhamento fenológico dos indivíduos. Trinta indivíduos adultos de cada parcela serão monitorados mensalmente pretendendo-se observar a duração e a intensidade das diferentes fenofases.