0142
Título
ENRAIZAMENTO DE ESTACAS DE JATROPHA CURCAS L. SUBMETIDAS A APLICAÇÃO DE ÁCIDO INDOL BUTÍRICO DILUÍDO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES HIDROALCOÓLICAS
Aluno: Renata de Almeida Maggioni - IC-Voluntária - Curso de Agronomia (MT) - Orientador: Kátia Christina Zuffellato-Ribas - Departamento de Botânica - Área de conhecimento: 50103040 - Palavras-chave: propagação vegetativa; regulador vegetal; biodisel - Coorientador: Carlos André Stuepp .
Pertencente à família Euphorbiaceae, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) é um arbusto de grande porte, resistente à seca e de crescimento rápido em regiões de clima quente. Apresenta inúmeras utilidades, dentre elas, o uso de suas sementes como fonte de matéria prima para produção do biodisel. O objetivo do presente trabalho é estudar a potencialidade de enraizamento de estacas caulinares de Jatropha curcas L., de clones sabidamente produtivos, submetidas a aplicação de ácido indol butírico veiculado em solução hidroalcoólica em diferentes concentrações e diluições. O material vegetal foi coletado em março/2014, a partir de plantas matrizes já estabelecidas em vaso, com aproximadamente 3 anos de idade, sendo confeccionadas estacas semilenhosas de 8cm de comprimento, corte em bisel na base e corte reto na porção superior, mantendo-se um par de folhas no ápice com área reduzida à metade. Após desinfestação, as bases das estacas foram tratadas por 10 segundos com a concentração de 1000 mgL-1 de ácido indol butírico (IBA) em solução 50% hidroalcóolica e 25% hidroalcóolica. O plantio foi realizado em tubetes de 110cm3, contendo vermiculita de granulometria média e casca de arroz carbonizada (1:1) como substrato, acondicionados em casa de vegetação climatizada por aproximadamente 90 dias. Após esse período serão avaliadas a porcentagem de enraizamento (estacas vivas que apresentaram raízes de, pelo menos 1mm de comprimento); porcentagem de estacas com calos (estacas vivas, sem raízes, com formação de massa celular indiferenciada na base); número de raízes por estacas; comprimento das três maiores raízes por estaca (em cm); porcentagem de sobrevivência (estacas vivas que não apresentaram indução radicial nem formação de calos); e porcentagem de mortalidade (estacas que se encontravam com tecidos necrosados). O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado, com 2 repetições de 9 estacas por unidade experimental, num total de 36 estacas. Até o momento da elaboração deste resumo, a primeira avaliação ainda não foi realizada.