0096

Título
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ESPÉCIES REATIVAS DE OXIGÊNIO E NITROGÊNIO POR CÉLULAS DE MELANOMA TRATADAS COM COMPLEXO E COMPOSTOS NATURAIS ALTAMENTE DILUÍDOS

Aluno: Maria Luiza Ferreira dos Santos - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Ciências Biológicas (N) - Orientador: Carolina Camargo de Oliveira - Departamento de Biologia Celular - Área de conhecimento: 20601000 - Palavras-chave: melanoma; compostos naturais altamente diluídos; espécies reativas de oxigênio - Colaborador: Jenifer Pendiuk Gonçalves, Gustavo Rodrigues Rossi, Simone Martins de Oliveira.

Um dos maiores artifícios do melanoma é conseguir burlar e manipular as células imunológicas a seu favor, o que dificulta ainda mais a detecção e expulsão. Os tratamentos contra esse câncer são conhecidos por causar vários efeitos colaterais, e por apresentarem baixa efetividade, por isso há a necessidade da busca por novos tratamentos. Os complexos produzidos a partir de compostos naturais altamente diluídos não causam problemas ao organismo, e mostram-se uma opção viável de tratamento alternativo. Esse estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de compostos e complexos naturais altamente diluídos sobre as células murinas de linhagem B16F10 que possuem capacidade metastática muito parecida à humana, e em aspectos de produção de reativos intermediários de oxigênio. Para a realização do estudo as células foram cultivadas em meio DMEM (Dulbecco's Modified Eagle Medium) contendo 10% de Soro Fetal Bovino (SFB), penicilina 100U/ml, estreptomicina 100?g/ml, e mantidas a 37ºC, 5% CO2. Após a desadesão, as células foram cultivadas em placas de 96 poços (2000 células/poço). Após 6h, diferentes grupos foram tratados com 20% (v/v) de Thuya occidentalis 30CH, Beladonna 200CH e Zincum metallicum 5, 6 e 30CH, assim como seus respectivos veículos (lactose ou água destilada), tendo os grupos recebido um reforço de 1% do volume total das respectivas soluções a cada 24h passadas do primeiro tratamento. Um grupo em cada experimento não recebeu tratamento e foi utilizado como grupo controle. Foi analisada a proliferação celular pelo ensaio de cristal violeta e a produção de melanina pelas células pelo ensaio de melanogênese. Além disso, foi realizada a padronização do protocolo para a sonda fluorescente DCFDH-DA que detecta espécies reativas de oxigênio. O tratamento com Thuya 30CH mostrou-se promissor contra o melanoma, diminuindo a proliferação do tumor e aumentando a produção de melanina o que torna o tumor menos maligno, Belladona 200CH também mostrou pontos favoráveis como diminuição da proliferação celular, porém ainda são necessários mais estudos. Já o Zinc met 5, 6 e 30CH, não mostrou nenhuma diferença significativa, porém há a necessidade de mais estudos para compreender como compostos naturais altamente diluídos agem na célula tumoral. O protocolo do ensaio com a sonda DCFH-DA foi estabelecido com sucesso, e novos experimentos utilizando esse protocolo já estão sendo realizados. Experimentos e ensaios para a detecção de espécies reativas de nitrogênio ainda estão sendo estudados para mais adiante serem realizados, complementando este trabalho.