0085
Título
UM ESTUDO SOBRE EXPERIÊNCIAS VICÁRIAS DE MÚSICOS MEDIADAS PELA INTERNET E SUA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA
Aluno: Marina Calçado Abrahão - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Música - Licenciatura (T) - Orientador: Rosane Cardoso de Araujo - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80303005 - Palavras-chave: crenças de autoeficácia; experiências vicárias; música e novas tecnologias.
Esta pesquisa tem como base a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e pretende destacar as crenças de autoeficácia como aspecto motivacional para o aprendizado musical. O objetivo é verificar a construção das crenças de autoeficácia de estudantes de música por meio de suas experiências vicárias, vivenciadas no processo de aprendizagem musical, mediadas pela internet. Tendo em vista que, conscientemente ou não, essas questões podem estar interligadas e presentes ao longo do desenvolvimento do aprendizado e aprimoramento de habilidades musicais dos estudantes de instrumentos. A motivação pode determinar o grau de interesse e a intensidade do esforço desempenhado em determinada ação, que varia de acordo com a relação entre o indivíduo com ele mesmo e o ambiente em que está envolvido. A autoeficácia desempenha uma função reguladora da motivação para o comportamento. Ela começa a ser construída a partir do momento em que o indivíduo se pergunta se consegue realizar determinada tarefa, não dependendo se ele tem realmente esta capacidade, mas sim do quanto ele se acredita apto para tal. As crenças de autoeficácia são fortalecidas por meio de alguns fatores, dentre os quais, as experiências vicárias, ou seja, as experiências vividas pelo indivíduo ao observar o outro e comparar-se na execução de diferentes tarefas. As aqui analisadas foram as vivenciadas por intermédio da internet que, atualmente, é uma tecnologia que vem sendo usada de forma crescente, inclusive como um meio de aprendizagem. Neste caso, sobretudo quando o estudante de música visualiza vídeos de outros instrumentistas. A metodologia escolhida foi o estudo de levantamento (ou survey), realizado com 24 alunos de cursos de graduação em música, por meio de um questionário. Os resultados mais relevantes foram que a maioria visualiza vídeos de outros músicos na internet com frequência, e acredita que isso contribui para o desenvolvimento da sua aprendizagem. Muitos refletem sobre sua própria prática e comparam seu desempenho com os músicos visualizados. Alguns acreditam que isso lhes ajuda a reforçar seus estudos e progredir nas habilidades musicais. Porém, metade dos participantes demonstrou um desconhecimento de que estas experiências servem como aspecto motivador em seus estudos. A conclusão principal é que a internet funciona como mediadora da experiência vicária, contribuindo para a formação das crenças de autoeficácia de todos os participantes, com relação ao seu aprendizado musical, mesmo que nem todos saibam como atua suas motivações e influencia nos comportamentos realizados.