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Título
COMUNICAÇÃO EMOCIONAL ENTRE GUITARRISTAS E OUVINTES NO REPERTÓRIO BRASILEIRO

Aluno: Luis Gustavo Reis Rodrigues - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Música - Bacharelado (T) - Orientador: Danilo Ramos - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80303005 - Palavras-chave: comunicação emocional; improvisação; bossa-nova.

A comunicação emocional na performance musical ocorre quando uma emoção intencionada por um compositor ou intérprete é entendida pelo ouvinte durante a escuta musical. Segundo o Expanded Lens Model,esta comunicação ocorre por meio de um código acústico em comum entre músico e ouvinte, relacionado a alguns parâmetros de estrutura musical como modo, andamento, contorno melódico, entre outros. Do ponto de vista cognitivo, a improvisação musical melódica é um processo performático em que o intérprete elege alguns parâmetros de estrutura musical relacionados com os mesmos parâmetros de estrutura musical do tema original da música a ser improvisada. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar a comunicação emocional entre intérprete e ouvinte em temas musicais originais e improvisados na Bossa-Nova, no intuito de verificar se o código acústico empregado pelos intérpretes em ambas as condições influencia as respostas emocionais dos ouvintes. No Experimento I (Encoding), 03 guitarristas profissionais gravaram trechos musicais de 30 segundos de duração com a intenção de comunicar Alegria, Nostalgia, Serenidade, Amor e Tristeza a seus ouvintes, em duas versões: original e improvisada (Total = 30 trechos musicais). No Experimento II (Decoding), 33 ouvintes brasileiros não músicos desempenharam tarefas de escuta de cada trecho musical gravado anteriormente e, logo em seguida, forneceram respostas relacionadas a emoções sentidas e percebidas durante a escuta de cada um dos trechos, por meio do preenchimento da Genève Emotional of Music Scale, que é uma lista de adjetivos elaborada para a mensuração de emoções desencadeadas especificamente pela música. O Friedmann Test apontou que dentre todas as emoções investigadas, apenas Alegria e Amor obtiveram os maiores índices de julgamentos emocionais dos participantes, mesmo para trechos musicais escolhidos para comunicarem as outras emoções. Uma análise de variância indicou que não houve diferenças estatísticas significativas entre os trechos musicais originais e improvisados nos dois tipos de julgamentos analisados (sentidos e percebidos) para estas duas emoções. Neste sentido, a hipótese de que um mesmo código acústico empregado em trechos musicais distintos tende a comunicar uma mesma emoção foi confirmada, cujos dados convergem com os pressupostos do Expanded Lens Model. Entretanto, um componente cultural se mostrou presente nos julgamentos dos participantes, no sentido de que, independente da emoção a ser comunicada, a Bossa-Nova parece ser um estilo musical relacionado à emoções Alegria e Amor.