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Título
INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE MENSURAÇÃO DAS EMOÇÕES MUSICAIS SOBRE RESPOSTAS EMOCIONAIS À MÚSICA
Aluno: Juliano André Lamur - PIBIC/CNPq - Curso de Música - Licenciatura (T) - Orientador: Danilo Ramos - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80303005 - Palavras-chave: métodos de mensuração; respostas emocionais à música; contexto brasileiro.
O objetivo deste estudo foi investigar a influência dos métodos de mensuração das emoções musicais sobre respostas emocionais de ouvintes brasileiros. No Experimento I, 20 participantes não músicos desempenharam tarefas de escuta de 3 trechos musicais representativos das emoções Alegria, Raiva, Tranquilidade e Tristeza utilizados em estudo prévio e pertencentes ao repertório erudito europeu (total=12 trechos musicais). Após a escuta, os participantes forneciam julgamentos referentes a emoções que percebiam durante a apresentação de cada trecho musical. Tais respostas foram dadas por meio de descrições livres, em que o julgamento é feito sem o fornecimento léxicos emocionais previamente estabelecidos e por meio do preenchimento de escalas de diferencial semântico (alcance: 0-10), referentes às quatro emoções investigadas. No Experimento II, outros 20 participantes não músicos desempenhavam o mesmo procedimento do Experimento I, mas com julgamentos referentes a emoções sentidas durante a escuta. Uma análise de variância mostrou que os trechos musicais representativos das emoções Alegria, Raiva e Tranquilidade foram percebidos de maneira acurada, enquanto que a percepção dos trechos representativos da emoção Tristeza foi confundida com a percepção da emoção Tranquilidade. Para as emoções sentidas, dentre as quatro emoções investigadas, os trechos musicais representativos da emoção Alegria foram os únicos sentidos de maneira acurada. O Friedman Test foi empregado para comparar os níveis de frequência de respostas emocionais provenientes das descrições livres para cada trecho musical, em função de respostas emocionais percebidas e sentidas e mostrou que as respostas emocionais dos participantes para os trechos representativos de cada emoção não foram percebidos e sentidos de maneira acurada em relação a cada emoção investigada, uma vez que a ampla possibilidade de respostas proporcionadas por descrições livres nem sempre foram dadas com o uso dos léxicos emocionais Alegria, Raiva, Tranquilidade e Tristeza. As principais conclusões deste estudo foram: houve diferenciação entre respostas emocionais sentidas e percebidas em função da metodologia de mensuração empregada; além disso, de maneira geral, as escalas de diferencial semântico parecem permitir identificar emoções musicais percebidas de maneira eficaz, enquanto que as mesmas escalas não se mostraram eficazes para mensurar respostas emocionais sentidas no contexto e repertório estudados.