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Título
INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES E PROJETOS DE MEDIAÇÃO NOS ANAIS DA ANPAP
Aluno: Jéssica Cristina Braga - PIBIC/CNPq - Curso de Artes Visuais - Licenciatura (T) - Orientador: Consuelo Alcioni Borba Duarte Schlichta - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 70800006 - Palavras-chave: mediação; arte; educação.
A presente pesquisa faz parte Projeto Processos de mediação em espaços culturais e escolares, coordenado pela Profª Dra. Consuelo Schlichta e tem por tarefa investigar a categoria mediação nos artigos publicados nos Anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), mais especificamente, as reflexões elaboradas pelos pesquisadores do Comitê de Educação em Artes Visuais (CEAV). Tem por objetivos: dar continuidade a investigação e análise das concepções da categoria mediação, além de explicitar o conteúdo e as formas de mediação presentes nos espaços escolares e culturais, a exemplo dos museus; por fim, apreender os pressupostos teórico-metodológicos que orientam a práxis dos educadores e/ou mediadores em espaços escolares e/ou museológicos. O recorte da pesquisa realizada em 2013 compreende os encontros correspondentes aos anos de 2012 (21º Encontro), 2011 (20° Encontro), 2010 (19º Encontro). No entanto, desde 2012, procedeu-se um levantamento desta categoria nos anais dos anos de 2012, 2011, 2008, 2007, 2006 e 1999. Destes, somou-se um total de 306 artigos, nos quais se encontrou a categoria mediação citada em 95 trabalhos, o que significou 31% do total de trabalhos, porcentagem que comprovou a carência de maiores investigações, exigindo continuidade da pesquisa. A princípio, realizou-se uma análise quantitativa e em 2013-14, procedeu-se um estudo qualitativo objetivando encontrar suas principais significações. Detectou-se uma abordagem do termo nas seguintes perspectivas: 1) relação entre sujeito-mediador-objeto de arte; 2) intervenção pedagógica; 3) processo de interação social; 4) relação homem/ tecnologia; 5) procedimento metodológico para o ensino de arte; 6) meio de democratização dos bens culturais; 7) meio de análise crítica; 8) relação indivíduo-ambiente. Sintetizando-se os principais sentidos chegou-se a quatro concepções de mediação, a saber: 1) sistema tecnológico ou relação homem-tecnologia, que exige instrumentos externos, a exemplo, das novas mídias; 2) metodologia específica para o ensino de arte ou para museus; 3) relação horizontal, que se estabelece entre sujeitos e o objeto de arte; 4) como intervenção pedagógica; enfatizando-se a ação do educador, como sujeito que intervém no processo. Notou-se, por fim, que se ampliam as pesquisas sobre os processos de mediação nos últimos anos referenciadas em Ana Mae Barbosa e Lev S. Vigotsky e seus estudos sobre a zona de desenvolvimento proximal e real, que contribuíram para se pensar o papel do educador-mediador do processo ensino-aprendizagem.