0077
Título
BEN AMI VOLOCH, PESQUISA DOS DESENHOS, PINTURAS E FOTOGRAFIAS DO ACERVO DO MUSEU DE ARTE DO PARANÁ, MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA E MUSEU DE GRAVURA
Aluno: Iuska Volski Mota - PIBIC/Fundação Araucária - Curso de Artes Visuais - Licenciatura (T) - Orientador: Stephanie Dahn Batista - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80301029 - Palavras-chave: gênero; arte; ben ami voloch.
Esta pesquisa explora as temáticas e obras de Ben Ami Voloch (1911-1985), artista nascido em Buenos Aires, radicado no Brasil em 1922 e que veio para Curitiba aos vinte e seis anos de idade. Durante sua vida produziu centenas de obras, entre elas desenhos, pinturas e esculturas, que hoje estão espalhadas em acervos - em sua maioria particulares - no Brasil e Argentina. Cerca de trezentos desenhos e sete pinturas encontram-se no acervo do Museu de Arte Contemporânea de Curitba. Focando nos temas do trabalho de Ben Ami tentamos desvelar a atmosfera em torno de alguns de seus trabalhos no cenário Curitibano. Partimos das teorias de gênero de Joan Scott e Judith Butler bem como estudos sobre sexualidade de Foucault para analisar os desenhos e pinturas de nús feitos pelo artista, cujos esboços estão repletos de cenas e corpos eróticos, alguns deles contendo temas pouco ou nada comuns à epoca de sua fatura, como cenas de sexo lesbiano, cenas de sexo interracial e um nu que poderia ser uma mulher trans*. Para melhor compreensão do universo em que Ben Ami produzia são analisados também documentos a respeito do artista, críticas, catálogos de exposições, o livro escrito por seu irmão Adão Voloch, e relatos orais coletados junto a seus conhecidos e contemporâneos. A aproximação com o artista é feita observando os métodos de construção da história da arte descritos por Hans Belting e Michel Baxandall, buscando desconstruir o mito do artista-ícone e olhando para sua obra historicamente situada. Qual terá sido a recepção dos temas não convencionais abordados nesses trabalhos pela sociedade artística curitibana? Teria havido silenciamento a respeito dessas obras e esboços feitas pelo artista? Este é o capítulo sob o paradigma de estudos de gêneros que esperamos escrever na história de Ben Ami Voloch.