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Título
INTERPRETAÇÃO E ESTILO DA MÚSICA BARROCA FRANCESA APLICADOS À ÓPERA ARIANE ET BACCHUS DE MARIN MARAIS (1696)

Aluno: Fernando Diogo Bombardelli - PIBIC/UFPR-TN - Curso de Música - Bacharelado (T) - Orientador: Silvana Ruffier Scarinci - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80303005 - Palavras-chave: ópera; barroco; ornamentação.

Este trabalho pretende realizar: 1°) a transcrição parcial da ópera Ariane et Bacchus de Marin Marais para formato digital; 2°) realizar uma pesquisa sobre a forma de execução musical na época em que aquela ópera foi escrita com a finalidade de montar um panorama geral do estilo Frances na performance musical. Para a transcrição da ópera foi utilizado o software de editoração musical Sibelius 7 (Avid). Foram utilizadas três versões diferentes (manuscritas ou publicadas na época) entre elas estão: a) uma edição manuscrita em grade inteira; b) uma edição manuscrita, mas separada em partes; b) e uma edição impressa (antiga), mas com supressão de alguns instrumentos. As partituras mencionadas podem ser encontradas da biblioteca nacional da França. A expressão le gout françois (gosto Frances) caracteriza os vários aspectos da forma francesa de composição e execução musical que tem como principal idealizador o compositor Jean Baptiste Lully. Dentro destes aspectos ou convenções podemos mencionar a formatação da orquestra, a afinação dos instrumentos, a configuração das arcadas, o andamento adequado de execução e a aplicação correta da ornamentação. São aspectos estes que não podem ser subestimados, pois propiciam uma resultante sonora peculiar. Além do mais, muitos destes aspectos não estão evidentes nas partituras da época como é o caso das ornamentações (somente o trilo é indicado) e as notas inégales (notas sem o rigor rítmico da notação). Ao analisar tratados de época é possível apreender pontos chaves para a execução no estilo Frances e perceber que a adaptação técnica utilizada por Lully foi idealizada com o objetivo de favorecer a integração da música com a dança, pois a clareza rítmica é muito importante assim como a observância das repetições. Por fim, as convenções Lullianas são também aplicáveis na ópera Ariane et Bacchus de Marin Marais.