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Título
PESQUISA DO ACERVO ADALICE ARAÚJO (ANOS 1974-1979)

Aluno: Allana Schoemberger - IC-Voluntária - Curso de Artes Visuais - Bacharelado (T) - Orientador: Paulo Roberto de Oliveira Reis - Departamento de Artes - Área de conhecimento: 80301037 - Palavras-chave: crítica de arte; adalice araújo; arte paranaense anos 1970.

Este trabalho vem apresentar algumas colocações referentes a produção artística da década de 1970, no que concerne às ocorridas no Paraná e Santa Catarina, a partir da perspectiva crítica de Adalice Araújo. Nascida em 1931, Adalice dedicou grande parte de sua vida a crítica de arte, tendo escrito ininterruptamente em colunas semanais nos jornais Diário do Paraná e Gazeta do Povo desde 1969 até meados da década de 1990, além de atuar como professora na Escola de Música e Belas Artes e Universidade Federal do Paraná, era defensora da arte paranaense e estimulava principalmente os artistas locais. Um dos objetivos desta pesquisa foi, especialmente, colocar Adalice em seu devido lugar frente a crítica nacional, dada sua relevância em fortalecer e abrir caminho para a arte do Sul, desviando os olhares do eixo Rio-São Paulo, escreveu com maestria, intensidade e dedicação sem igual; por vezes deixou-se escapar um desabafo ou uma aclamação amistosa demais em seus textos, permitindo-se visceral e humana, porém em grande parte deles Adalice mantém uma parcialidade apaixonante e transparente, que transmite e traduz as obras e artistas em palavras. Como parte da metodologia da pesquisa efetuou-se um fichamento prévio dos textos de Adalice contidos nos periódicos no Diário do Paraná, Polo Cultural e Gazeta do Povo, entre 1975 à 1980, no Setor de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea. Em relação ao corpus teórico da pesquisa, foram fichados aproximadamente 250 artigos, sendo que, a partir da leitura e análise destes, foi possível delinear os principais eventos e artistas que mais sobressaíram-se e contribuíram com a produção artística da época, especialmente os "novos" e aqueles que apresentaram alguma proposta inovadora, a exemplo de Bia Wouk, Elvo Benito Damo, Lauro Andrade, Annette Pfau, Carlos Eduardo Zimmermann, entre outros. Um outro grande tema pertinente a pesquisa foi a relação de Adalice com a produção artística catarinense, visto que a mesma defende uma tese sobre alguns destes, por isso a síntese de "Mito e Magia na Arte Catarinense", de 1977 e "A Vanguarda que vem do Sul", de Janeiro de 1979 são referenciais teóricos importantes e que são base para outros artigos mais específicos sobre cada artista. Compreender, explicitar e destacar o papel crítico de Adalice no período acima citado foi o que buscou-se então nesta pesquisa.