0061

Título
LEVANTAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA PROJETO DE PESQUISA IGNIS MUTAT RES - TERMINAL BAIRRO ALTO, CURITIBA-PR

Aluno: Paola Bucci Leal - PIBIC-AF/FA - Curso de Arquitetura e Urbanismo (MT) - Orientador: Cristina de Araújo Lima - Departamento de Arquitetura - Área de conhecimento: 60401044 - Palavras-chave: mobilidade urbana; adensamento urbano; terminal de ônibus.

A cidade de Curitiba logra o reconhecimento de sua resolução de mobilidade através do seu sistema de transporte coletivo integrado por ônibus, que surgiu através do Plano Diretor, aprovado em 1966, com o intuito de induzir um crescimento ordenado na cidade e integrar as funções e serviços urbanos, tendo sido implantando em 1974 o primeiro eixo norte-sul do Sistema Trinário de Vias. A partir de então, a malha viária e a abrangência da infraestrutura para o transporte coletivo só fez aumentar e, em meio a esse contexto, a pesquisa intentou investigar a relação entre mobilidade e espaço urbano, tendo como base duas hipóteses refletidas. A primeira concebe o adensamento urbano como estímulo principal para a instalação da infraestrutura de mobilidade, enquanto que a segunda atribui o estabelecimento da infraestrutura de mobilidade como elemento desencadeador do adensamento urbano. Assim, foram eleitos terminais de ônibus dentro da Região Metropolitana de Curitiba e pontos de concentração desse meio de transporte (ônibus), tomando o presente relatório como objeto de estudo o Terminal do Bairro Alto, localizado no bairro de mesmo nome, Bairro Alto, na porção nordeste da cidade. De caráter exploratório, a pesquisa teve como ponto de partida um levantamento in loco das características urbanísticas do entorno imediato ao terminal, dentro de um raio de 200 metros a partir deste, considerando o uso e a densidade dos edifícios dentro do perímetro. Com o processamento dos dados, foi elaborada uma representação gráfica em modelagem 3D, no software Google SketchUp. Em seguida, uma ficha prevê a coleta e pesquisa de dados de caráter físico-geográfico, infraestrutural, urbanístico e socioeconômico da região. A pesquisa ainda está em fase de coleta e processamento de dados, e estima, em âmbito geral, uma possível aplicabilidade de ambas as hipóteses citadas acima dentro do conjunto de outros dezesseis objetos de estudo, eleitos como amostras para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.